Urgente: Tribunal de Justiça derruba contratações irregulares em São João Batista e manda prefeito exonerar 588 funcionários

A pedido do Ministério Público, o Tribunal de Justiça do Maranhão declarou inconstitucional uma lei aprovada na Câmara de Vereadores de São João Batista, no início do ano, que permitia a contratação de quase 600 servidores públicos sem concurso público e sem excepcionalidade, e mandou que o prefeito Mecinho exonere os funcionários.

TJ derrubou lei encaminhada por Mecinho e aprovada pela Câmara Municipal

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (18), pelo órgão especial da corte. O tribunal julgou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, ingressada pela Procuradora Geral de Justiça em maio deste ano, contra a lei 001/2024, aprovada pelos vereadores da base de apoio ao gestor, mesmo com recomendação contra do Ministério Público (reveja AQUI) e que criou 588 cargos, sem concurso público.

Para o Ministério Público, a lei deveria ser declarada inconstitucional, pois a natureza de temporariedade dos cargos não pode ser confundida com a natureza dos cargos efetivos, pois caso ocorra tal confusão, a Administração Pública estaria maculando o princípio do concurso público e, por consequência, a própria Constituição Federal, já que os cargos devem ser preenchidos só com concursos públicos. O município não faz concurso desde 2015.

Ao julgar o caso, o relator, desembargador Lourival Serejo, disse que os cargos têm características essencialmente técnicas e voltadas para atividades de rotina, que devem ser preenchidos por concurso público e que não havia excepcionalidade para ser aprovada pelos parlamentares. Além disso, o magistrado disse que o projeto do prefeito Mecinho ‘é um acinte’.

“Um prefeito que faz isso, em ano eleitoral, com quatro meses antes do pleito é um acinte à moralidade administrativa. Por isso senhores, peço licença para lê apenas a síntese, pois é gritante a inconstitucionalidade desse caso. Não há nenhuma notícia neste ano de que São João Batista esteja passando por serviço de calamidade pública”, declarou o desembargador. Por fim, os magistrados anularam a íntegra da lei, o que implicará na exoneração dos servidores contratados.

O Tribunal de Justiça vem derrubando leis que contratavam pessoas sem concursos em São João Batista há vários anos. A corte fez derrubou diversas leis aprovadas nas gestões de Amarildo Pinheiro e João Dominici, mais recentemente.

Outro lado

Antes da publicação desta matéria, o Blog procurou o prefeito Mecinho, pelas redes sociais, para comentar a decisão do tribunal. No entanto, até o fechamento desta notícia, o prefeito não havia se manifestado. Vejam o vídeo abaixo do voto do relator.

13 respostas para “Urgente: Tribunal de Justiça derruba contratações irregulares em São João Batista e manda prefeito exonerar 588 funcionários”

    1. Já começou a palhaça , tenho medo do que pode vir pela frente principalmente se o candidato opositor não for eleito. Podem esperar que vamos ter o ano todo de entra e sai prefeito.

  1. Sempre, sobrar para os contratados, pais de família joaninos, que na maioria das vezes é a única fonte de renda da família.

    1. Lindo mesmo vai ficar é a casa dele de milhões que até piscina vai ter, trouxe uma firma pra projetar toda casa. E como será que está a sua conta bancária? Ele tá preocupado é se vai perder essa boca, e os votos,não tá preocupado com os salariados.

    1. Vergonha minha querida e prejudicar o povo mais humilde. jogar baixo prejudicando a população isso sim e uma vergonha, quem tem que sai fora e esse grupinho opositores um bando de pau mandado sem caráter e sem compromisso com o povo. Em São João Batista somos todos mercinho esse sim tem compromisso com o povo

  2. Até que fim a lei funcionou em nosso município onde já se viu uma coisa dessa
    Pior prefeito da história de são João Batista

  3. prefeito bonzinho porque ele nao contratou esses funcionarios no comeco da sua gestao so no ano da eleicao voto de cabide forta fora fora mecinho ninguem te aguenta mais cara vai plantar banana

  4. Se o prefeito gostasse msm do povo por que não contratou no começo do mandato ou fez um concurso….
    O golpe tá aí cai quem quer…
    Só é engana quem quer …
    Cria vergonha na cara prefeito fraquinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *