TCE coloca gestão do prefeito de São João Batista entre as piores notas sobre transparência na Baixada Maranhense

A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (Sefis) divulgou o resultado do Ranking de Transparência relativo ao primeiro semestre de 2024. Entre as notas mais baixas da região está a da cidade de São João Batista, administrada pelo prefeito Mecinho, que tirou uma nota ‘C’, considerada baixa pelos auditores do TCE.

TCE deu nota C para gestão do prefeito Mecinho

A gestão sobre transparência pública do prefeito Mecinho ficou com nota 6,54 e índice C, atrás de cidades da Baixada Maranhense como Anajatuba, Turilândia, Palmeirândia, São Bento, Presidente Sarney, Conceição de Lago Açu, Cajari, Bacurituba, Penalva, Vitória do Mearim, Santa Helena, Viana, Pedro do Rosário e outras da região.

O ranking é elaborado a partir de avaliações realizadas pelo órgão de controle externo nos portais de transparência dos fiscalizados sob sua jurisdição. O ranking com os resultados alusivos ao primeiro semestre de 2024 foi composto pela notas obtidas pelos fiscalizados em avaliação realizada no período de 12 de março a 08 de julho de 2024.

Nos últimos anos, as questões ligadas à transparência da gestão pública têm adquirido relevância cada vez maior, tanto no âmbito das ações realizadas pelos órgãos de controle externo quanto por seus reflexos no desenvolvimento das políticas públicas e no estímulo ao fortalecimento do controle social.

Nesse cenário, os tribunais de contas brasileiros, entre outras competências, fiscalizam o cumprimento das normas da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), especialmente quanto à transparência da gestão fiscal, conforme determinam as alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009 e pela Lei Complementar nº 156, de 28 de dezembro de 2016. As informações são do TCE.

Outro lado

O blog procurou o prefeito Mecinho antes desta matéria, pelas redes sociais, para comentar a nota do TCE. No entanto, até a publicação desta informação, não obteve retorno.

5 respostas para “TCE coloca gestão do prefeito de São João Batista entre as piores notas sobre transparência na Baixada Maranhense”

  1. mais o comentario e que vai ganhar a eleicao denovo sera que a populacao aguenta mais quatro anos vamos colocar esse prefeito da lua pra frente basta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *