Quebradeira de coco babaçu lança pré-candidatura a prefeita pelo PT na cidade de Penalva

A quebradeira de coco Nice Machado lançou neste sábado (25) sua pré-candidatura a prefeita de Penalva pelo Partido dos Trabalhadores e ela terá o apoio dos outros dois partidos da federação, PV e PC do B. O encontro reuniu lideranças da Executiva Estadual do partido e várias lideranças, grupos comunitários, movimentos sociais, presidentes de associações, mulheres e jovens da cidade.

Nice Machado é pré-candidata pelo PT

O candidato a vice deve ser o líder sindical Domingos Santos. Entre os presentes estão o vice-presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato; o ex-secretário de Direitos Humanos, Chico Gonçalves, e o secretário adjunto da Setres, Genilson Alves. “Foi um dia de alegria e gratidão ao povo penalvense. Sabemos que a caminhada não será fácil, mas será potente. Todos juntos pela luta e garantia dos direitos não assegurados. Agradecemos pela presença dos filiados, não filiados, simpatizantes por estar conosco nessa caminhada. Ninguém solta mão de ninguém, a base junto será nosso alicerce de luta”, disse Nice.

Pelas redes sociais, as lideranças destacaram o evento. “Belíssimo lançamento da pré-candidatura da companheira Nice a prefeita de Penalva (MA). Comunidades rurais, quilombolas e extrativistas presentes em peso pra fortalecer a candidatura do PT”, declarou Chico Gonçalves. “Uma quebradeira de coco, quilombola e mulher negra militante no combate ao racismo, referência da luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Maranhão é a nossa pré-candidata a prefeita de Penalva. O PT/MA está apoiando essa luta e estará na linha de frente junto à Federação para fortalecer essa luta e disputar pra valer essa eleição”, completou Genilson.

Quem é Nice?

Maria Nice Machado Costa, mais conhecida como Dona Nice, tem 69 anos, é quilombola e quebradeira de coco nascida em Penalva e uma das maranhenses mais reconhecido por organizações sociais do Brasil. Em 2023, ela foi a única maranhense a ser convidada como palestrante no TEDx Amazônia de 2023, realizado em Manaus, no estado do Amazonas, para discutir questões climáticas e ambientais.

Prestes a completar 70 anos, Dona Nice é a principal voz dos movimentos quilombolas da Baixada Maranhense. Eleita vereadora da cidade de Penalva em 2004 e candidata a deputada pelo Coletivo Guarniçê, em 2022, a maranhense trabalha com o coco babaçu desde criança, com sua mãe e as outras mulheres da comunidade. Quebrando cocos desde criança, Nice foi traçando sua trajetória de resistência, a partir dos saberes da territorialidade ouvida de seu pai, Apolônio, de Joana Birgona, sua avó, de Pedro Celestino, seu bisavô, de Sebastiana Ferreira, sua tia, e de Sátiro Costa, seu tio lutador.

São as referências de luta dessa sua ancestralidade negra que fizeram de Nice liderança respeitada na luta pelos direitos territoriais, sociais e ambientais de sua comunidade penalvense do Quilombo Saubeiro, onde ela viveu até os 14 anos de idade. Do Saubeiro, pelas mãos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Nice alçou voo para atuar, em defesa do povo quilombola, em vasta região da Baixada Maranhense, que inclui os campos de babaçu nativo de Viana, Penalva, Monção, Pedro do Rosário, Santa Helena e Cajari.

Fundou, em 1987, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, uma organização que luta pelos direitos das quebradeiras de continuar protegendo a floresta, e que hoje conta com mais de 30 mil membros em todo o país. Desde 2019, responde como Secretária Nacional da Mulher Extrativista no Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). Ela foi reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) como uma das 100 mulheres que inspiram o mundo, de acordo com informações da organização do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *