Fonoaudióloga e mãe atípica, a pré-candidata a vereadora de São Luís Mari Costa (Republicanos), tem encabeçado movimentos que lutam pelos direitos das pessoas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Ela é natural da cidade de Olinda Nova, na Baixada Maranhense.

No último final de semana, por exemplo, esteve no São Luís Shopping, onde aconteceu o I Dia de Conscientização e Orientação sobe o TDAH e o PL nº 149/2024, de autoria da deputada federal Mariana Carvalho, do Republicanos.
Mari destacou a importância do encontro, que garantiu durante todo o dia, assessoria jurídica, fonoaudiológica, psicológica e pedagógica. “Atendemos famílias, mães atípicas, adolescentes, jovens e adultos com TDAH, e trocamos muitas experiências e informações relevantes para a vida com o transtorno”, disse Mari Costa.
O projeto de lei de autoria da deputada federal Mariana Carvalho, altera a Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, para garantir direito a equipe multiprofissional de atendimento, acesso a medicamentos e direito ao Protocolo Individualizado de Avaliação (PIA) em serviços de educação.