Uma criança de apenas nove anos morreu afogada na manhã desta quinta-feira (25), na cidade de Penalva, Baixada Maranhense. De acordo com as primeiras informações, a tragédia aconteceu em um lago próximo da zona urbana do município.

Moradores contaram que a vítima, identificada apenas como Ellem Sofia, estava em um lago na região conhecida como Invasão e Recreio, e que teria se afogado. No entanto, até o momento não foram divulgadas outras informações a respeito do incidente.
Vídeos encaminhados ao blog mostram a menina sendo resgatada por vários homens e logo após ela foi levada ao Hospital Municipal de Penalva. No entanto, ela não resistiu e morreu em seguida. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Esta informação pode ser atualizada a qualquer momento.
Prevenção de afogamento
- O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM-MA) orienta que pessoas que não sabem nadar devem evitar locais com correnteza forte e lagos onde a profundidade seja desconhecida. De acordo com a corporação, se a água bater acima do umbigo, a pessoa já deve ficar alerta para os riscos de afogamento, pois já é um sinal de perigo.
- Dentre outras orientações do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) para que possa impedir o afogamento:
- A pessoa deve evitar fingir que está se afogando.
- Se estiver sob o efeito do álcool, não entrar no mar
- Não entrar no mar em áreas sinalizadas com bandeiras vermelhas e nunca deixar crianças sozinhas.