Chefe do 36º Batalhão de Viana desmente notícia falsa e esclarece decisão de remover maquinários do quartel de Cajari

O comandante do 36ª Batalhão de Viana, capitão Eduardo Ferreira, divulgou uma nota de esclarecimento, nesta quarta-feira (17), desmentindo uma notícia falsa que saiu em um blog de São Luís, alegando motivações políticas após pedidos dos policiais para que maquinários da prefeitura de Cajari fossem removidos do quartel da Polícia Militar.

Chefe da Polícia Militar da regional de Viana

Uma página envolveu o nome dele, da ex-prefeita Camyla Jansen e do deputado Osmar Filho, dizendo que o chefe do Batalhão de Viana estaria sendo influenciado por políticos que fazem oposição ao atual prefeito, Constâncio Souza, o que não é verdade segundo a nota. Um ofício foi encaminhado ao gestor desde o início do mês, mesmo assim a prefeitura nunca tomou providências.

O militar disse que a matéria leviana e não retrata a verdade dos fatos. O capital Eduardo disse que a manutenção dos maquinários pode trazer prejuízo aos policiais e que a Polícia Militar de Cajari não pode exercer serviços de guarda ou custódia de máquinas, sucatas e carros, e que isso é de responsabilidade da própria prefeitura.

Após o impasse, a água que chega ao quartel da PM de Cajari foi cortada. Vejam a nota, na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Propósito de matéria veiculada em um blog intitulado BLOG DO MINARD, com o título: ” Aliado da ex-prefeita de Cajari, comandante do BPM manda remover do batalhão maquinário da prefeitura”, venho em respeito à sociedade cajariense e maranhense, esclarecer o seguinte:

1- A matéria é leviana e não retrata a realidade; 2- A polícia Militar em Cajari -MA, exerce o seu papel constitucional de preservação da Ordem Pública e Polícia Ostensiva, atuando diuturnamente contra a violência e o crime, realizando rondas ostensivas, ações e operações policiais direcionadas as áreas de maior incidência criminal.

3- O Destacamento da Polícia Militar em Cajari não pode exercer serviço de guarda ou custódia de máquinas, sucatas, carros de lixo, etc., pois além do risco maléfico à saúde dos policiais, por essas sucatas servirem de criadouros e foco de dengue e outras mazelas; há também a possibilidade de servirem de abrigo ou cobertura para a emboscada de criminosos, tornando os policiais militares alvos fáceis (vulneráveis).

4- A polícia Militar vem atuando com eficiência, zelo e responsabilidade, cumprindo suas obrigações legal e constitucional, sempre em defesa da população, cumprindo fielmente as diretrizes da política de segurança pública traçada pelo Governo do Maranhão, pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Comando Geral da PMMA. Nessa esteira, ressalto que cabe ao executivo de qualquer município manter a guarda e funcionamento de seus serviços e de seu patrimônio em local próprio do município, assim como fazem os demais municípios que fazem parte da circunscrição do 36° BPM.

Por fim, destaca-se como relevante que, a sede do destacamento de Policia Militar do Município de Cajari foi construída pela própria instituição, por meio de Ações de seu Comando, iniciadas no ano de 2015, período em que houve a manifestação da administração pública do aludido município da baixada maranhense, ao fazer a doação do terreno, sem qualquer condição.

Eduardo Evangelista Nunes Ferreira, Comandante do 36° BPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *