Lançamento de livro, homenagens às mulheres e elogios a patronos marcam início do ano cultural da Academia Joanina de Letras

O lançamento do livro ‘Travessia da Saudade’, do escritor e sociólogo João Damasceno Figueiredo, homenagens às mulheres e elogios aos patronos marcaram, neste sábado (6), a abertura do Ano Cultural da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais (AJOLECIS). Os eventos foram realizados no Centro de Convenções.

Eventos marcaram início do ano cultural da Ajolecis

Pela manhã, o sociólogo e escritor João Damasceno lançou sua primeira obra literária chamada ‘Travessia da Saudade – O naufrágio da lancha Proteção de São José’. O livro conta a história da maior tragédia marítima do Maranhão, que matou dezenas de pessoas da cidade de São João Batista e outros municípios da Baixada Maranhense.

O lançamento contou com sobreviventes e filhos de pessoas que morreram durante a tragédia, além de autoridades, convidados, lideranças políticas e comunitárias e representantes de organizações. O presidente da Academia, professor e escritor Raimundo Cutrim, parabenizou o autor pela obra, em nome da instituição literária.

O livro tem 172 páginas com depoimentos, dados e fotos do naufrágio e foi lançado em março, em São Luís, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, do São Luís Shopping. “Esta é a primeira edição de uma tragédia que é considerada a maior do Maranhão e, infelizmente, não tínhamos ainda nenhuma obra literária contando momentos vividos pelo povo da Baixada. Espero ajudar no processo de resgate da nossa própria história”, destacou João Damasceno.

Ano Cultural

Durante a tarde, foi realizada a primeira Assembleia Geral da Academia de Letras. O evento contou com a participação de membros da instituição, convidados, autoridades e familiares dos homenageados. O colegiado também abriu o Ano Cultural, com uma homenagem ao patrono do ano, Raimundo Aranha Aragão.

Em seguida, os acadêmicos e escritores Evandro Cutrim e Dilercy Adler fizeram elogios aos patronos de suas respectivas cadeiras, Arthur da Serra Freire e Raimundo Aranha Aragão. O evento continuou com uma homenagem à Dona Violeta e Dona Teodora, pela contribuição para o aprimoramento da Cultura e Educação do Município de São João Batista; além do prefeito Mecinho, que também foi homenageado pelo coletivo cultural.

O encontro terminou com um recital poético em homenagem ao Dia Internacional da Mulher do Município de São João Batista. “Esse foi nosso primeiro encontro feito em 2024, após um período de organização interna da nossa Academia. Já estamos trabalhando para que novas ações aconteçam e que nossa instituição seja um marco na valorização da nossa cultura”, declarou o presidente da organização, Raimundo Cutrim.

4 respostas para “Lançamento de livro, homenagens às mulheres e elogios a patronos marcam início do ano cultural da Academia Joanina de Letras”

  1. Comemoração que marcou a história da cidade e da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais!
    Linda solenidade!
    Muito honrada em fazer o Elogio ao meu Patrono, meu avô, o eleito Patrono do ano de 2024!

    Um brinde à AJOLECIS!
    👏👏👏👏

  2. Sou grato a Deus pelo privilégio de contar a história do Evangelho no município por meio do elogio ao meu patrono o presbítero Arthur da Serra Freire na Acadêmia de Letras, Ciências e Saberes Culturais. Em 1902, a partir do povoado Maravilha, o Evangelho espalhou-se por toda a baixada maranhense como pão sobre as águas.

    Parabéns a AJOLECIS Ee ao blog do Jailson que é nosso confrade na academia

  3. Sou grato a Deus pelo privilégio de contar a história do Evangelho no município por meio do elogio ao meu patrono o presbítero Arthur da Serra Freire na Acadêmia de Letras, Ciências e Saberes Culturais. Em 1902, a partir do povoado Maravilha, o Evangelho espalhou-se por toda a baixada maranhense como pão sobre as águas.

    Parabéns a AJOLECIS e ao blog do Jailson que é nosso confrade na academia

  4. Nossa tradição é católica senhora. Vocês não vão conseguir acabar com o baile de São Gonçalo, com a festa do Divino Espírito Santo, com toda a nossa herança lusitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *