O sociólogo João Dasmaceno Figueiredo lança amanhã (23), na Livraria e Espaço Cultural AMEI, do São Luís Shopping, a partir das 19 horas, sua primeira obra literária intitulada ‘Travessia da Saudade – O naufrágio da lancha Proteção de São José’. O livro conta a história da maior tragédia marítima do Maranhão, que matou dezenas de pessoas da cidade de São João Batista e outros municípios da Baixada Maranhense.

De acordo com o professor do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Manoel Barros, que fez a introdução, é muito oportuno o trabalho produzido por João Damasceno Figueiredo Júnior. “Trata-se de um registro textual em que transbordam, por um lado, profundas e peculiares motivações afetivas, consistentes no fato de ter perecido nesse naufrágio um familiar seu, e, por outro, a inexistência de produção específica cujo objeto tivesse sido a exploração diletante ou acadêmica desse inoportuno e fatal desastre”, destacou.
Ainda segundo o professor, após ser publicado o presente trabalho, ‘os familiares joaninos e de outras municipalidades terão um norte bibliográfico para revisitar seus entes queridos ceifados naquela travessia fatídica, os quais são mantidos presentemente pela rememoração constante, a peso de muita saudade’. A obra literária tem 172 páginas com depoimentos, dados e fotos do naufrágio e foi lançada SLZ Editora, em 2023.
No fim do ano passado, foi realizado um pré-lançamento do livro em São João Batista, durante um evento realizado no Fórum da Juventude do município. “Espero vocês para o lançamento do livro Travessia da Saudade. Uma pesquisa que se tornou um dossiê inédito sobre o naufrágio da Lancha Proteção de São José, em 1965, que vitimou dezenas de pessoas da Baixada Maranhense”, convidou João Damasceno.
O autor
João Damasceno Gonçalves Figueiredo Junior é natural de São João Batista, na Baixada Maranhense. Graduado em Ciências Sociais e Licenciatura em Sociologia (UFMA). É Mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia, pela UEMA. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia.
É coordenador do setor de Etnologia e Museologia do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA), desde 2005 é organizador da primeira exposição etnográfica permanente sobre Povos Indígenas no Maranhão (2006). Membro da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturas, é autor de diversas publicações nas áreas de antropologia e etnologia. Ao longo da carreira, apresentou diversos trabalhos nas áreas de Antropologia e Etnologia em congressos e fóruns nacionais e internacionais.
Perdi minha mãe e minha irmã nesse naufrágio.