A jovem Ana Camilly Santos Costa, de 19 anos, moradora da cidade de Bacurituba, na Baixada Maranhense, foi aprovada para o curso superior em Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor universidade do Brasil. O resultado saiu nesta quarta-feira (24).
O resultado da primeira chamada foi liberado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e faz parte do programa Enem-USP, que é uma das formas de ingresso na Universidade de São Paulo e que substitui o SISU (a lista completa pode ser acessada AQUI). O programa considera as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 para classificação.
Com a nota do Enem 2023, Ana Camilly se inscreveu e foi a primeira colocada, em ordem alfabética, das nove vagas disponíveis. Os candidatos aprovados em 1ª chamada deverão realizar a matrícula virtual entre 30 de janeiro (8h00) e 1º de fevereiro (16h00). No entanto, a jovem de Bacurituba disse que não vai se matricular e está forcada no curso de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que ela aguarda o resultado do SISU.
Como divulgamos na semana passada (reveja AQUI), Ana Camilly é uma das jovens da Baixada Maranhense que tirou 980 pontos na redação do Enem do ano passado. Ela completou o Ensino Médio em 2022, no IFMA de Pinheiro, e é filha dos comerciantes conhecidos como Zé da Feira e Ana Teresa. Com a nota, ela quer fazer o curso de Nutrição na UFMA.
Ana Camilly contou ao blog que ela decidiu sair das redes sociais para focar na preparação para o Enem. “Meus pais são comerciantes e sempre me incentivaram a estudar, sempre me falaram que a educação é a porta para um mundo de oportunidades. Já cheguei a ser aprovada em Contabilidade, na UFMA, e Direito, na UEMA, mas não tenho afinidade com essas áreas. Quero tentar uma vaga para Nutrição na Universidade Federal do Maranhão”, completou.