A senadora Ana Paula Lobato vai herdar os oito anos de mandato de Flávio Dino no Senado e vai ficar no cargo até 2030, após a aprovação do ministro pelo Senado Federal, nesta quarta-feira (13), para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ana Paula Lobato é da cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense.

Ela está no cargo desde o início de 2023, com a nomeação de Dino para o comando do Ministério da Justiça do governo de Lula. Ana Paula Lobato exerce o cargo de senadora desde fevereiro, porque Dino não chegou a ser empossado, já que foi nomeado para chefiar o Ministério da Justiça antes do início da legislatura.
Com a aprovação do nome do ministro pelo plenário do Senado para o STF, Ana Paula se torna a primeira suplente a cumprir integralmente todo o mandato do titular da cadeira desde a redemocratização. A senadora comemorou pelas redes sociais. “Aprovamos a indicação de Flávio Dino ao STF. Decisão justa e um reconhecimento da maioria à sua experiência como jurista e também à sua larga trajetória na política, que sempre foi baseada em muito diálogo, respeito e compromisso. Parabéns, Flávio”, comentou.
Nascida em maio de 1984, ela tem 39 anos, é enfermeira e é a mais jovem parlamentar entre os 81 senadores. Quando deixar o Senado em 2030, terá 46 anos. Ana Paula Lobato é esposa do deputado estadual Othelino Neto. Em 2014, a senadora disputou as suas primeiras eleições pelo PPS, hoje Cidadania. O cargo disputado por Ana Paula foi a deputada estadual, mas ela não logrou êxito e recebeu apenas 29 votos, um percentual menor do que 0,01% dos votos válidos. Em contrapartida, Othelino foi eleito com 30.196 votos.
Nascida em Pinheiro, mesma cidade do ex-presidente José Sarney, ela se candidatou a vice-prefeita do município em 2016, mas o seu cabeça de chapa, Dr. Leonardo Sá (PCdoB-MA), ficou em terceiro lugar no pleito. Quatro anos depois, em 2020, ela conseguiu a sua primeira vitória eleitoral, ao ser eleita vice-prefeita na chapa de Luciano Genésio (PP-MA), que conseguiu a reeleição no Executivo do município.
A vitória seguinte ocorreu no ano passado, quando Flávio Dino recebeu 2.125.811 votos para ocupar uma vaga no Senado (62,41% dos votos válidos), tendo ela como suplente. Agora, fica no mandato de senadora até 2030, mas pode se licenciar do cargo para disputar as eleições municipais em Pinheiro, para prefeita.
29 votos p deputada não foi só uma laranja, foi um laranjal kkkkkkk