Dois homens foram assassinados nesta sexta-feira (1), em menos de cinco hora entre os crimes, no município de Viana, Baixada Maranhense. Apesar dos esforços do 36º Batalhão de Polícia Militar e a cidade vianense passar mais de 40 dias sem homicídios, a onda de violência segue assustando a população da região.

O primeiro aconteceu por volta das 17 horas, no bairro Mutirão. A vítima foi identificada como Janilson Gaspar, conhecido popularmente como ‘Garimpeiro’, de 39 anos. A polícia informou que bandidos não identificados cometeram o crime.
Após ser acionada por moradores, a guarnição chegou ao local e achou Janilson caído ao chão. Os populares disseram apenas que ouviram tiros, mas não souberam precisar as circunstâncias e nem as informações sobre os suspeitos. Os policiais fizeram rondas perto do local, mas ninguém foi preso até o momento.
Mais tarde, um jovem de 25 anos foi morto a tiros no povoado Estrada de Rafael, também em Viana. A vítima foi identificada como Victor Correia da Silva, morador do mesmo povoado. Segundo os moradores, dois indivíduos não identificados desceram de uma moto e foram até uma casa de forno abandonada.
Lá, eles dispararam seis vezes contra Victor da Silva, que morreu na hora. As balas atingiram a cabeça, pescoço e tórax. Acionada em seguida, a polícia esteve no local, mas também não conseguiu prender os suspeitos. Victor responde a diversos processos e teria saído durante deixado a prisão durante o benefício da saída temporária, concedida pela Justiça do Maranhão.
Nos dois casos, as guarnições estudam a possibilidade de atuação de facções criminosas que atuam em Viana e no resto da Baixada Maranhense.