Mais uma criança foi salva nesta quarta-feira (25) pelos policiais militares do 36º Batalhão de Viana. Desta vez, o salvamento foi realizado na cidade de Penalva, em uma praça pública, onde uma criança de 11 meses se engasgou.

O caso foi registrado por uma câmara de segurança por volta das 18 horas, na Praça da Matriz. A guarnição contou que estava fazendo patrulhamento de rotina na região e que os militares observaram pessoa pedindo socorro e acenando para a viatura, informando logo em seguida que havia uma criança com obstrução das vias aéreas (engasgada).
A menor estava sob os cuidados de sua preceptora. Após isso, foi dado início a execução da Manobra de Heimlch. O soldado Rodrigues deu início a manobra e logo em seguida a guarnição embarcou na viatura e os policiais Matheus Sá e Pacheco continuaram com os primeiros socorros até a chegada ao hospital municipal de Penalva.
O médico plantonista da unidade constatou o êxito da manobra e nos primeiros socorros dado a criança pela guarnição e informou que a criança estava respirando normalmente. Após isso, o bebê ficou na sala de observação por alguns minutos e, minutos depois, a criança foi levada, na companhia da guarnição, até a residência da vítima.
A manobra
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas. O procedimento é feito com uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
Vejam o vídeo abaixo…não conseguiu visualizar as imagens? Clique AQUI e vejam o vídeo completo.
Verdadeiros anjos da guarda
Parabéns aos nossos policiais 👏👏