Moradores do município de Cajari interditaram, na manhã desta segunda-feira (23), a pista no entroncamento da MA-014 com a MA-317, em razão da falta de serviços para recuperar a ponte dos Afogados na região. Moradores da Baixada Maranhense não estão passando outras cidades como São Luís.

O trecho interditado nesta manhã é o principal acesso a municípios da Baixada Maranhense. Filas de veículos se formam na rodovia estadual, já que os manifestantes colocaram fogo em pneus e galhos no meio da estrada.
A população do município de Cajari ficou isolada, em abril deste ano, após um rompimento na MA-317. Uma vala surgiu na cabeceira da Ponte dos Afogados, na entrada da cidade, após as intensas chuvas que atingiram a região. Os igarapés e lagos do município transbordaram, contribuindo para a erosão que cortou e interditou a rodovia.
Ainda no mês de abril, equipes de técnicos e engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) foram mobilizadas e constataram que a situação da ponte precisaria de uma intervenção complexa. Alguns dias depois, após obras emergenciais, foi liberado, na Ponte dos Afogados, o tráfego de veículos leves.
O indicativo do momento é que a população só sairá da MA 014 assim que a Sinfra enviar as máquinas para a imediata construção da ponte. A população tem o apoio das autoridades da cidade e dos Comerciantes que de certa forma estão sendo afetados.
https://www.instagram.com/p/CyvcEv9u5gT/
Caminhão quase cai da Ponte de Cajari
Na semana passada, um caminhão deslizou de um barranco na cabeceira da ponte. Procurada pelo Imirante.com, a Sinfra informou que o projeto para construção de uma nova ponte na MA-317 está em processo de licitação. Leia abaixo: “A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que está em processo de licitação o projeto para construção, com previsão de início para este ano, de uma nova ponte na MA-317, que dá acesso ao município de Cajari.
A Sinfra acrescenta que executou, em caráter paliativo e emergencial, serviços para restabelecer o tráfego de veículos sobre a ponte existente, com reforço na estrutura metálica, interligação das vigas com peças metálicas soldadas, além da execução da rampa de acesso, possibilitando a liberação do tráfego. Diante da situação, a Secretaria pede prudência aos motoristas, principalmente de veículos pesados, ao trafegarem pelo local.
A Sinfra comunica, ainda, que mantém equipe trabalhando na manutenção da ponte existente para manter a trafegabilidade e evitar o isolamento do município”. A reportagem voltou a buscar respostar da pasta diante do protesto desta segunda e aguarda retorno.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Y/4/hHhedLQXCrkDXuj7K0xQ/snapinsta.app-329330923-244975468000423-4429450351198092474-n-1080.jpg)

