Ministério da Saúde aponta São Bento e Bacurituba como as melhores gestões de saúde da Baixada Maranhense

Os municípios de São Bento e Bacurituba, administrado pelos prefeitos Dino Penha e Letícia de Siba, respectivamente, estão entre os primeiros colocados do Maranhão no ranking do Previne Brasil, programa que avalia os investimentos dos repasses do Governo Federal para saúde dos municípios e determina alterações no financiamento e custeio da saúde da atenção primária.

Prefeitos de São Bento e Bacurituba figuram como os mais bem avaliados da Baixada

De acordo com as informações, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, dos 217 municípios do Maranhão, São Bento ficou no 19º lugar e Bacurituba na 24ª posição, sendo os melhores da Baixada Maranhense, segundo os técnicos do ministério.

Entre as cidades da região, estão São Bento, Bacurituba e Cajapió. Os piores da Baixada Maranhense estão São João Batista, Cajari e Matinha, nas 150ª, 151ª e 172ª posições.

O programa

O Previne Brasil tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento que mede o desempenho dos investimentos de cada município brasileiro, avaliação de gestão, focado em garantir o acesso para o cidadão aos serviços de atenção básica que são custeados pelo Governo.

A má gestão já entrega prejuízos a população diariamente, mas, o Ranking feito pelo Previne Brasil pode refletir negativamente nos futuros repasses do Governo para o custeio, o que é péssimo administrativamente para o município que, por sua vez, deixa de receber mais ajuda desses recursos federais.

Veja aqui o Ranking de todas as prefeituras Ranking-Resultado-Previne-Brasil – Copia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *