Médico natural de Viana que morreu em queda de avião no Amazonas será velado hoje no Distrito Federal

O médico do Hospital de Base, natural da cidade de Viana, Baixada Maranhense, e que morreu na queda de um avião na cidade de Barcelos, no interior do Amazonas, vai ser velado nesta terça-feira (19), no cemitério Campo da Esperança na Asa Sul, em Brasília. O velório vai ocorrer às 15h, na Igreja Dom Bosco, na Asa Sul.

Médico era natural de Viana

Em um primeiro momento, a informação era de que o corpo chegaria na noite desta segunda (18) e que o velório ocorreria a partir das 8h de terça. No entanto, a família de Roland Montenegro Costa informou, durante a noite desta segunda, que o corpo demorou mais do que o previsto para ser liberado e que o velório e o sepultamento devem ocorrer somente durante a tarde.

Roland Montenegro Costa, de 70 anos foi uma das 14 vítimas do acidente que ocorreu no último sábado (16). Ao todo, 12 turistas brasileiros estavam a caminho do Rio Negro, para pescar. As outras duas vítimas eram o piloto e o copiloto do avião. O corpo do médico chega a Brasília por volta das 23h30 desta segunda-feira (18), informou o médico Luciano Olival, amigo de Roland há mais de 15 anos. Roland era referência em cirurgias no Distrito Federal.

Roland Montenegro era natural da cidade de Viana, na baixada maranhense, e se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1978. Ele morava na Asa Norte, em Brasília, com a esposa, e tinha quatro filhos.

Em nota de pesar, o Iges-DF, que administra o Hospital de Base, afirmou que o médico “deixou um legado notável no campo da medicina, sendo uma referência em cirurgia do aparelho digestivo e um pioneiro dos transplantes na capital federal”.

Vítimas de acidente aéreo no Amazonas — Foto: Reprodução

Legado

Roland Montenegro Costa era pai de quatro filhos, médico-cirurgião do aparelho digestivo e pioneiro em transplantes em Brasília. Atualmente, uma técnica para cirurgia no pâncreas recebe o nome dele. A abordagem cirúrgica inovadora foi apresentada por Montenegro durante o Congresso Europeu da Sociedade Internacional de Cirurgia Hepato-Pancreatobiliar, em Heidelberg, na Alemanha, em 2005.

O acidente

O avião de pequeno porte que levava 14 pessoas caiu em Barcelos, no interior do Amazonas, na tarde de sábado (16). A aeronave era um Embraer EMB-110 “Bandeirante” , prefixo PT-SOG, fabricado em 1991, com capacidade de até 18 passageiros, da empresa ManausAerotáxi. O avião decolou de Manaus com destino a Barcelos. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave era “regular”.

Ainda não se sabe quais foram as causas do acidente. O mau tempo da região pode ter contribuído para o acidente. Segundo a Defesa Civil, chovia forte no momento da queda. Duas aeronaves que iriam pousar na pista de Barcelos antes do voo que acidentou cancelaram a aterrissagem por questões de segurança.

O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, disse que, embora ainda não se tenha dados conclusivos sobre o que teria acontecido, segundo relatos de moradores, “a aeronave chegou a aterrissar, mas não teve pista suficiente para frear”. G1

Avião cai no Amazonas. — Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *