O deputado federal e presidente do União Brasil, Pedro Lucas Fernandes, divulgou, neste sábado (2), uma nota de repúdio contra a presidente da Câmara de Vereadores de Penalva, Rosinha Lancheira. Ele acusou a chefe do Parlamento Penalvense de se recusar a dar posse ao suplente de vereador Mesaque do Povo.
“Como presidente do União Brasil Maranhão externo minha solidariedade ao vereador, Mesaque Veloso Ferreira (União Brasil) que está impedido de assumir a vaga do vereador licenciado, João do Fórum (União Brasil), devido a falta do cumprimento dos dispositivos constitucionais por parte da presidente da Câmara Municipal de Penalva, Rosinilde de Jesus Santos (Rosinha Lancheira), que tem se recusado a dar posse ao vereador Mesaque”, declarou.
O deputado avisou que tomará as devidas providências para garantir a posse de Mesaque. “O partido tomará as providências necessárias para garantir que a democracia seja exercida de fato no município. O União Brasil Maranhão repudia a atitude antidemocrática contra um membro do partido e representante do povo de Penalva”, completou.
O impasse
Como o blog anunciou ontem (1) (reveja AQUI), Rosinha Lancheira marcou para a próxima quarta-feira (6) a posse de Mesaque do Povo como vereador, substituindo a vaga deixada desde agosto por João do Fórum. O ato deveria acontecer desde a semana passada, mas foi suspensa por que o suplente não apresentou documentos sobre sua incompatibilidade.
A decisão vem após uma denúncia feita pelo suplente de vereador José Augusto Alves no Ministério Público, afirmando que Mesaque tem um cargo na Secretaria Estadual de Articulação Política (Secap), estaria acumulando cargo se fosse empossado como vereador e pediu que o promotor acionasse o líder político por essa suposta irregularidade.
No entanto, o promotor Francisco de Assis Maciel decidiu não aceitar a representação por que Mesaque apresentou, ao órgão ministerial, um documento informando sobre sua exoneração voluntária do cargo na Secap e disse ainda que não cabe à presidência da Câmara Municipal impor restrições para a posse. Mesmo assim, o empasse deve seguir, já que o suplente de vereador não apresentou, ainda, os documentos de exoneração da Secap para a Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Mesaque, Sadraque e Abde-Nego,
Na Fornalha.
Se curvem…. Adorem.