Engenheiro agrônomo de São Vicente Ferrer representa o Maranhão na quinta edição do programa CNA Jovem, em Brasília

O engenheiro agrônomo Messias Abreu, morador do quilombo Chega Tudo, zona rural do município de São Vicente Ferrer, na Baixada Maranhense, está participando da quinta edição do Programa CNA Jovem, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), de sexta (11) a domingo (13), em Brasília.

Messias é natural de São Vicente e representa o Maranhão em Brasília

Messias é filho da conselheira tutelar Ivonete Abreu e do professor Zé Wilson, e, na sua cidade, o jovem agrônomo soma com seu trabalho na Secretaria Municipal de Agricultura, no IEMA Pleno e também é produtor rural. Ele foi o único jovem selecionado do Maranhão para a etapa nacional. O primeiro encontro nacional do CNA Jovem 2023 reúne 82 participantes de 23 estados em uma ampla programação.

“É uma imensa satisfação representar o meu estado no maior programa de liderança do agro no Brasil. Ser líder e ter espírito de liderança é uma missão que necessita de força de vontade e dedicação, e para isso requer a habilidade de motivar e inspirar pessoas de forma positiva. Dessa forma, sigo esse legado incentivando principalmente jovens do agro e aqueles que têm vontade de estudar para ter êxito na vida e defendo o setor que é o coração do Brasil e o que mais cresce a cada ano, o Agronegócio”, declarou o vicentino.

A coordenadora nacional do CNA Jovem, Fernanda Nonato, destaca a evolução do programa e o aumento da participação feminina ao longo das edições. “A missão do CNA Jovem é identificar, desenvolver e integrar novas lideranças para o setor e para o do Sistema CNA. Desde 2014, 7.401 jovens, de todo o Brasil, participaram de pelo menos uma etapa ao longo do programa. Para esse primeiro encontro nacional da quinta edição, estamos com uma turma de 82 jovens dos quais 70% dos participantes são mulheres”, explica.

Este será o primeiro encontro de três que acontecerão em nível nacional neste ano em Brasília. Segundo Fernanda, os participantes chegam para o encontro com desafios definidos e sabendo que resultado eles quere alcançar. A coordenadora complementa que, ao final da quinta edição, em dezembro de 2023, as principais iniciativas serão conhecidas já com os primeiros resultados implementados pelos jovens dentro do escopo de sua atuação. E é exatamente a partir da produção desses resultados que o líder começa a se afirmar.

O programa

O CNA Jovem é um programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar em que os participantes desenvolvem competências de liderança empreendedora ao longo de uma jornada, cujo objetivo é identificar uma solução inovadora para um desafio real do setor. A quinta edição do CNA Jovem teve 2.446 jovens inscritos de todo o Brasil e começou em novembro de 2022, com a etapa nacional acontecendo de forma remota com do módulo introdutório “Conhecendo o Sistema CNA e o setor agro”.

O Programa Jovens Líderes do Agro tem como objetivo identificar e ajudar a desenvolver jovens com alto potencial de liderança e difundir a cultura de liderança empreendedora no setor agropecuário. Além disso, o jovem que participa do programa tem oportunidade de fazer parte de atividades e discussões de grande relevância para o setor, tem acesso a lideranças de referência em nossa sociedade e passa a fazer parte de uma grande rede de jovens participantes de todas as edições anteriores: a Rede CNA Jovem.

A Rede CNA Jovem congrega uma seleção de participantes das principais etapas que permanecem conectados, além de proporcionar aos futuros líderes um networking que cobre praticamente o Brasil inteiro. Ao longo dos últimos sete anos, o CNA Jovem, que começou com uma única etapa nacional, é hoje um programa bem estruturado com fases estaduais e nacionais, que acontecem a cada dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *