O mestre Zé Heitor, do bumba-meu-boi Flor de Matinha, venceu o terceiro Concurso de Toadas em Sotaques da Baixada e Costa de Mão. O evento foi realizado neste sábado (29), em São Luís, sob o comando da Central de Grupos de Bois Sotaque da Baixada Maranhense, no Convento das Mercês.
Matinha conseguiu levar o quarto lugar, com a toada de João de Pichilau e a quinta posição, com o cantador Nilton Carlos. O trio faz parte do Boi Flor de Matinha. O concurso, que tem caráter exclusivamente cultural, classificou 22 toadas inscritas no sotaque da Baixada de grupos dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Monção e Matinha.
O valor da premiação das toadas vencedoras varia entre R$ 1 mil e R$ 2 mil. Para animar o público, a abertura do concurso contou com a participação do cantor Roberto Ricci e a apresentação especial do Bumba Meu Boi da Baixada. Já na categoria Costa de Mão, houve a participação dos cantadores do Bumba meu boi Brilho de Areia Branca e Rama Santa, do município de Cururupu.
A decisão do concurso ficou a cargo de uma comissão de avaliação, que teve a responsabilidade de julgar critérios como letra, melodia, canto e conjunto, atribuindo pontuações que variam de 5 a 10 pontos.