O professor e doutor Dimas dos Reis Ribeiro, coordenador do Curso de Licenciaturas em Ciências Humanas do campus de Pinheiro, é candidato a vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão. Ele é o autor do projeto que pretende criar a Universidade Federal da Baixada Maranhense (UFBAM), que está em discussão no Congresso Nacional e no Orçamento Participativo do Governo Federal.

O campus da UFMA em Pinheiro foi instalado há mais de 40 anos e Dimas Ribeiro é o primeiro candidato a vice-reitor da UFMA. Ele está na chapa da professora de História da universidade, Isabel Ibarra Cabrera, e juntos lideram a Frente Ampla Democrática Permanente, que tem visitado os polos da instituição no Maranhão.
Dimas é professor de História, natural de Alterosa, cidade de Minas Gerais, onde foi prefeito duas vezes consecutivas, entre 2001 e 2008. Após isso, se mudou para Pinheiro, onde vive atualmente e recebeu, em 2017, o título de cidadão pinheirense. Ele é autor e entusiasta da ideia de criar a Universidade Federal da Baixada Maranhense (UFBAM). Segundo ele, o Maranhão é o único estado do Brasil que possui somente uma universidade federal, que é a UFMA.
“Uma região como a Baixada Maranhense, com mais de um milhão de habitantes, caberia a Universidade Federal. E como vice-reitor, com certeza, será uma luta pela consolidação desse sonho”, declarou. A proposta participa do Orçamento Participativo do Governo Federal e pode ser votada AQUI.
Perfil
Dimas Ribeiro é doutor em Serviço Social e mestre em História e Cultura, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus de Franca. Atualmente é docente na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus Pinheiro, lotado no Departamento de Ciências Humanas, Área de História, onde ministrou e ministra as Disciplinas: Introdução à História, Metodologia do Ensino de História, História do Brasil e do Maranhão República, História da América Pós Colonial, Poder, Guerras e Revoluções.
Possui cinco livros publicados e participação em outros cinco. Atua na área de História e Serviço Social, com ênfase em História do Brasil, História da América, Política Social, Planejamento, Programas e Projetos, Teoria Política e Educação. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ciências Humanas, História Geral, História do Brasil, História Regional, História e Literatura, Serviço Social, Arte Tumular, Cemitérios, Memória, Identidade, Iconografias, Devoções, Imaginário, Mentalidades, História e Políticas Públicas, Educação Inclusiva, Pluriculturalidade, Interculturalidade e Práticas Educativas Interdisciplinares.
Membro do Grupo de Pesquisa em Diálogos Interculturais e Práticas Educativas – DIPE. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação com área de concentração em Formação Docente em Práticas Educativas – PPGFOPRED, CCSST-UFMA, Imperatriz-MA. Onde ministra a Disciplina Fundamentos Metodológicos da Pesquisa.
Um mestre 👏
Seria de uma importância sem tamanho a criação dessa universidade, tomara que esse projeto seja aprovado.
Conheço o professor Dimas, já estivemos em alguns eventos e lutas juntos.