O vereador Marcelo da Colônia é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Vitória do Mearim. A eleição foi realizada nesta terça-feira (13), após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que cassou seis parlamentares do município.

Marcelo teve o apoio da maioria dos vereadores e ficará no comando da casa até dezembro de 2024. Como vice-presidente, foi eleito o George Maciel e Linhares e Helmaceny Gomes foram escolhidos primeiro e segundo-secretários, respectivamente.
Ele é aliado do prefeito da cidade, Nato da Nordestina, e está em seu quarto mandato como vereador. Marcelo foi reeleito em 2020 com 634 votos pelo Democratas.
A decisão do TSE
A eleição da Mesa Diretora ocorre por consequência da cassação de seis vereadores de Vitória do Mearim, incluindo o presidente do Poder Legislativo. Em maio, a Justiça Eleitoral recontou os votos e marcou para o dia 12 a posse dos novos parlamentares.
Os vereadores Aleilson Santos, Cristiano Falcão, Jonath Lopes, Salma Faray, Cebola e Jânio Batalha foram afastados e entraram outros seis: Hélio Silva, Nonato Chelo, Manuel Machado, Maria Assad, Oziel Silva e Helmaceny Gomes.
A mudança foi ordenada pelo ministro do TSE, Carlos Horbach, e confirmada, em grau de recurso, pelo ministro André Ramos Tavares.