Foi ao ar, neste domingo (14), uma reportagem especial sobre a Pororoca do Rio Mearim, na cidade de Arari, Baixada Maranhense. A matéria foi produzida pelo atleta e apresentador Fernando Fernandes, com ajuda de surfistas da região e do Brasil.
“Uma onda gigante que atravessa quilômetros arrasando as margens dos rios desperta medo nas populações que moram na região, mas atiça o desejo de aventureiros. É o caso do atleta e apresentador do programa ‘No Limite’, Fernando Fernandes, que decidiu surfar a pororoca do Rio Mearim, no Maranhão”, começou a apresentadora Maju Coutinho.
Fenômeno que levou Fernando Fernandes a encarar mais um desafio. Na equipe dele, Sérgio Laus, um dos maiores especialistas em surfe na pororoca do Brasil, e Ruan Pororoca, atleta da região. Fernando usa um wake ski, uma prancha com um pequeno assento, cinto de segurança e suporte para os pés.
“Fizemos milagre! Fizemos milagre, porque fizemos a prancha rápida, às pressas. Eu tive que fazer coisa que jamais faria: tive que jogar meu corpo para frente e recuperar ele para conseguir entrar na onda e é isso”, vibra o apresentador.
A reportagem foi gravada em abril deste ano e apresenta, em rede nacional, a Pororoca de Arari, um dos mais impressionantes fenômenos da natureza. Ela é formada pela elevação súbita das marés junto à foz dos rios. Uma megaonda se forma no rio, provocada pelo encontro das águas.