O prefeito de Penalva, Ronildo Campos, decretou Situação de Emergência na cidade, devidos às chuvas que têm caído na região da Baixada Maranhense. O decreto foi assinado no último dia 11 e diz mais de 7 mil pessoas foram afetadas e mais de 500 casas foram destruídas ou danificadas no município.

De acordo com o documento, a decisão vem ‘devido as chuvas intensas neste período, com altíssima precipitação pluviométrica, que está ocasionando o aumento do nível dos rios Cajari, Pindaré, Maracu, Lago de Monção, atingindo metragens jamais vistas e aumentando o número de famílias desabrigadas, desalojadas e isoladas, em situações de vulnerabilidade social.
O prefeito disse ainda ‘que em decorrência das chuvas, aumento do nível dos rios e lagos, águas intensas com alagamentos foram afetadas diretamente 722 pessoas e afetadas indiretamente 5.500, totalizando em 6.222 pessoas, ocasionou também danos materiais a 505 residências entre destruídas e danificadas, comércios, inclusive perdimento de móveis, infraestrutura das ruas e estradas vicinais, área de turismo, agricultura e pecuária’.
“Fica declarada Situação de Emergência nas áreas do município contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE, em virtude do desastre classificado e codificado como Alagamentos. Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução”, decretou Ronildo.
O prefeito autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações, a penetração em casas para prestação de socorros e a dispensa de licitação para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres.
Na Baixada Maranhense
Subiu o número de cidades que já decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o Maranhão, segundo o Governo do Estado, nesta quinta-feira (13). Na Baixada Maranhense, são várias cidades que já anunciaram a mesma medida. Até o momento, seis mortes foram confirmadas e das 38.476 famílias afetadas, 8.099 estão desabrigadas e desalojadas.
Vejam a lista na Baixada Maranhense
- Monção
- Olinda Nova do Maranhão
- São João Batista
- Santa Helena
- Vitória do Mearim
- Pinheiro
- São Vicente Ferrer
- Viana
- Pedro do Rosário
- Cajari
- Penalva
- Arari
- Conceição do Lago Açu
- São Bento
E o prefeito ainda vai fazer festa com a cidade desse jeito, tão esperando alguém morrer tentando atravessar a barragem pra chegar ao centro para assim tomar providências
Em penalva ainda não encheu nem a metade do que enchia antigamente que as lanchas Marisol e Ribamar fazia o trajeto de penalva são Luís
O problema é que fizeram essas merdas dessas barragens de Terra matando o trajeto dos Rios agora a natureza está cobrando seu espaço
Essa passagem aí da trizidela a água dava em cima desse calçada Alta desse antigo armazém onde lancha encostava nunca fizeram uma ponte que prestace era melhor ter mantido o pontão antigo político aí só sabe fazer festas…essa politicagem aí todo mundo conhece dos tempo….cêbo e imbroma 1977