A Prefeitura de Viana saiu na frente e se antecipou a qualquer tragédia que pudesse vir a acontecer com as crianças das creches e escolas públicas do município.

Além dos guardas municipais, a Polícia Militar do Maranhão tem feito rondas nas unidades de ensino, disponibilizando uma viatura para percorrer colégios e creches, incluindo as mais distantes da zona rural.
Por determinação do prefeito Carrinho Cidreira, a secretária municipal de Educação, advogada Cleyce Machado, está planejando uma série de atividades para a formação de um ambiente escolar com mais afetividade, de respeito às diferenças, sem bullying e com disseminação da cultura de paz nas escolas. Um exemplo recente foram as ações de respeito e contra a discriminação do autismo, realizadas no dia mundial de conscientização do autismo, 2 de abril.
Em Viana, houve apenas supostas ameaças de ataques em grupos de WhatsApp sem maiores consequências. Mesmo assim foi registrado logo um Boletim de Ocorrência. E a Administração municipal já adotou medidas preventivas antes de qualquer ataque. Um exemplo a ser seguido em todo o Brasil. Ascom