O número de municípios em situação de emergência no Maranhão alcançou uma nova marca e subiu para 63, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Na Baixada Maranhense, diversas cidades já tomaram a mesma medida.

No total, 35.851 famílias foram afetadas pelas fortes chuvas e enchentes registradas desde março no estado e 7.714 famílias estão desabrigadas. Ainda de acordo com o CBMMA, foram registradas seis mortes até o momento. Equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizam operação para auxiliar as vítimas no interior do Maranhão.
Cerca de 13.300 cestas básicas e 34 mil litros de água, além de 2.150 colchões, foram enviados para os municípios. Os restaurantes populares dos municípios atingidos vão ampliar a oferta de refeições no modelo híbrido (distribuição de quentinhas). Desde o início, foram entregues 72.750 refeições.
A Defesa Civil Estadual está nos municípios afetados, prestando auxílio às famílias e apoio às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras, além de monitorar episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.
Vejam a lista na Baixada Maranhense
- Monção
- Olinda Nova do Maranhão
- São João Batista
- Santa Helena
- Vitória do Mearim
- Pinheiro
- São Vicente Ferrer
- Viana
- Pedro do Rosário
- Cajari
- Arari