Moradores do município de São Bento tiveram sonho realizado, na quinta-feira (30), durante o aniversário dos 118 anos da cidade. O Governo do Estado entregou o Centro de Ensino Dom Luís de Brito completamente reformado. Uma reivindicação antiga da população local e que, somente agora, a comunidade escolar comemora a entrega. A cidade também recebeu o Hospital São Bento, que foi reformado e ampliado, em parceria com a prefeitura.
O secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que representou o governador Carlos Brandão, destacou que as inaugurações em São Bento contribuem para melhorar o acesso à educação e saúde dos moradores da cidade. “Inauguramos uma escola moderna, toda climatizada, que ajudará na formação de muitos estudantes e, ao mesmo tempo, reinauguramos o Hospital São Bento, totalmente reformado, com equipamentos modernos, para atender com mais qualidade à população. Parabenizo o governador, o secretário de Estado da Educação, o prefeito Dino Penha e toda a população de São Bento”, destacou Sebastião Madeira.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito de São Bento, Dino Penha, fez agradecimentos ao Governo do Estado e à população do município pelo apoio recebido. “No dia do aniversário da cidade, é muita alegria recebermos essas obras e, se Deus quiser, virão mais benefícios para São Bento. Eu só tenho a agradecer ao Governo do Estado e a todo o povo do município, que me deram essa oportunidade”, ressaltou.
O subsecretário Anderson Lindoso representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, no evento de inauguração da escola. Ele ressaltou a importância do fortalecimento da educação no município. “Estamos entregando um grande presente para a população da cidade, mostrando o compromisso do governador Carlos Brandão e do vice-governador Felipe Camarão com a educação de São Bento e do Maranhão”, enfatizou.
O prédio escolar possui 13 salas de aula climatizadas, sala de professores, sala da diretoria, dois laboratórios, secretaria, auditório, midiateca, banheiros acessíveis, entre outros espaços, oferecendo conforto e segurança para mais de 600 estudantes. Para o gestor geral do CE Dom Luís de Brito, Francisco de Assis Borges, a entrega do prédio escolar foi a realização de um sonho. “Chegou depois de tanto tempo de espera por uma reforma. Antes, o prédio escolar estava caindo aos pedaços e, hoje, ver este momento de reinauguração, temos que agradecer a Deus”.
Receber a escola bem estruturada e equipada contribui para o futuro educacional dos estudantes, a maior parte oriunda da zona rural. Adrielson Jackson, 17 anos, presidente do grêmio estudantil da escola, destaca a necessidade dos alunos estudarem em um ambiente confortável, seguro e adequado para prática do ensino.
“A entrega dessa escola reformada é uma grande conquista para nós estudantes, principalmente para nós do 3º ano, pois terminaremos o ensino médio em uma escola adequada para a prática das atividades escolares. Esse é um momento de muita alegria”, afirmou Adrielson Jackson.
De aspone a subsecretário, eita Maranhão bão.