As caretas de cazumbás feitas a partir de materiais recicláveis do artista Eusimar Meireles Gomes, conhecido como Zimar e morador do município de Matinha, na Baixada Maranhense, ganharam repercussão nacional e estão mostradas por eles mesmo no estado de São Paulo, na 19ª edição da SP-Arte, considerado um dos maiores festivais de arte do mundo.
O evento recebe 167 expositores, entre os quais 85 galerias de arte nacionais, 15 galerias de arte internacionais e 45 expositores de design – setor que cresceu 30% em relação à edição passada –, além de 14 editoras, 8 instituições culturais e espaços autônomos.
Entre as exposição do Brasil estão a galeria de São Luís (MA), que participa pela primeira vez da feira no Pavilhão da Bienal (antes havia feito apenas a SP-Arte Rotas Brasileiras, no segundo semestre). Para São Paulo, o espaço levou Zimar, que cria máscaras de cazumbá, personagem tradicional do bumba-meu-boi, com plástico retorcido no fogo.
Esta é a primeira vez que o matinhense apresenta seu trabalho fora do Maranhão, que começou a ganhar fama em 2022, durante uma exposição no Centro de Cultura Vale do Maranhão, em São Luis, onde ele apresentou mais de 60 caretas de cazumbás feitas de material reciclado e fez parte de um filme, contando sua história (reveja AQUI).
“Zimar veio à feira a convite da galeria e andou trajado com uma de suas máscaras e paramentado com a indumentária com que se apresenta nos cortejos. Na primeira vez que saiu de sua cidade, Matinha, na Baixada Maranhense, Zimar parou a feira com sua máscara de afastar maus espíritos e tocando seu chocalho metálico”, diz parte de uma reportagem que saiu no Jornal O Globo, como um dos destaques da feira (veja AQUI).
A exposição do matinhense está sendo organizada pelo galerista Marco Antônio Lima, da Lima Galeria. “Estamos trazendo a arte do mestre Zimar para a SP Arte, maior feira de arte contemporânea da América Latina. Trata-se de um trabalho colaborativo entre as Galerias Lima Galerua (MA) e Galeria Almeida & Dale ( SP). Ontem na primeira noite, o trabalho do Zimar foi a grande sensação da Feira”, contou.