A prefeitura de Olinda Nova do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal e do Conselho Municipal de Saúde, realizaram nesta quarta-feira (22), a VIII Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de discutir as políticas públicas na área e os desafios enfrentados na promoção da saúde no município.
O encontro, coordenado pela secretária Nicinha Soares, contou com a participação da prefeita Conceição Cutrim, do vice-prefeito Robson da Pampa, vereadores, organizações sociais, trabalhadores da área e de moradores. Este ano, a temática central foi ‘Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia’.
Durante a reunião, profissionais da saúde e a população debateram diversos eixos voltados para a saúde do município. De acordo com a secretária, a conferência é o espaço que a população tem para debater propostas para melhorar a saúde. “São a partir desses debates, nesta conferência, que teremos a oportunidade de levar as demandas de um bairro ou povoado daqui de Olinda, de identificar os pontos em que precisamos melhorar e manter aqueles que estão dando certo”, declarou.
Já a prefeita Conceição Cutrim destacou os avanços conseguidos durante os dois anos de sua gestão e os desafios que ainda precisam ser debatidos. “Encontro de grande importância para debater os avanços que nossa gestão implementou na área da Saúde, e ouvir a população, para de forma democrática, continuar buscando oferecer o melhor para quem busca os serviços do SUS”, frisou.
Ao final do evento, as propostas serão encaminhadas para etapa estadual e nacional, e foram eleitos os delegados da sociedade civil e do poder público que representarão Olinda Nova do Maranhão nas próximas conferências.
A conferência tem também objetiva analisar a atual situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional, e formular propostas no âmbito do município, para elaboração do Plano e Ação, com vistas a incorporar o conceito do Direito à Saúde no debate público, de forma a ampliar a defesa do SUS no Brasil.