A prefeita de Olinda Nova do Maranhão, Conceição Cutrim, resolveu decretar situação de emergência no município. O decreto foi assinado nesta segunda-feira (20), após as constantes chuvas que têm caído no município e destruir pontes e estradas e alagar casas.

De acordo com o documento, as fortes chuvas atingiram o município nesses últimos dias com média superior à prevista para esta época do mês e a situação de anormalidade, o grande volume precipitado em um pequeno intervalo de tempo que com a precariedade do sistema de drenagem de águas pluviais resultaram em danos materiais e prejuízos econômicos e sociais.
Ao assinar o decreto, a gestora disse que a prefeitura disponibilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, bem como para assistência e socorro aos afetados. “Fica declarada Situação de Emergência em virtude dos danos causados pelas fortes chuvas, com índice superior ao normal do mês, perfazendo alto índice pluviométrico, afetando várias áreas da zona rural e urbana do Município de Olinda Nova do Maranhão”, decidiu.
Durante o vigor do decreto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais, podendo somar a outros entes estatais, para atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas e a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.
As forças que atuarem estão autorizadas a ajudar toda e qualquer comunidade ou casa e a prefeitura somará esforços administrativas para reunir os recursos possíveis para ajudar os moradores. O decreto tem validade por 180 dias e deve entrar na lista dos municípios em situação de emergências do Governo do Estado nas próximas horas.
Prefeita de coragem faz assim