Gestores assinam acordo para levar cursos da UFMA para São João Batista, Pedro do Rosário, Monção e Santa Helena

Prefeitos de várias cidades da Baixada Maranhense participaram, nesta segunda-feira (13), do lançamento das novas turmas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Universidade Federal do Maranhão. O programa vai levar cursos superiores para cidades como São João Batista, Pedro do Rosário, Monção e Santa Helena, na Baixada.

Mecinho e Zezildo assinaram termo com a UFMA

A cerimônia contou a com a presença do reitor Natalino Salgado, do vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, de pró-reitores, superintendentes e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; e de vários representantes dos municípios do Maranhão.  Os prefeitos de São João Batista, Mecinho; de Santa Helena, Zezildo Campos; e os representantes das cidades de Monção e Santa Helena, estiveram presentes.

De acordo com Mecinho, que estava acompanhado da primeira-dama, Hildene Pinto, e de assessores da Semed, a cidade de São Batista foi contemplada com os cursos de Letras e Pedagogia. Já o prefeito Zezildo, que estava acompanhado da secretária Jeane Lobato, falou sobre a parceria. “É de suma importância essa parceria, porque podemos levar mais conhecimentos aos nossos professores, que hoje estão em sala de aula, e isso vai fortalecer a educação para os nossos alunos”, finalizou.

De acordo com José Carlos de Melo, coordenador institucional do Parfor, são 29 municípios que assinaram o acordo de cooperação técnica e há 50 vagas disponibilizadas para cada cidade. O Parfor foi instituído pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), conveniado com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a UFMA. É voltado para a formação de professores que estão em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à lei de diretrizes e bases da educação.

Tem por objetivos fomentar a oferta de cursos de licenciatura cujas propostas pedagógicas atendam às especificidades da formação inicial de professores em serviço; oferecer aos professores da rede pública da educação básica oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam; e estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.

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