O deputado estadual Osmar Filho, que tem parentes na cidade de Cajari, propôs a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense. O mesmo projeto foi aprovado em 2011, pelo então deputado Jota Pinto, natural de São João Batista.

A proposta foi apresentada em seu primeiro discurso como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Maranhão, realizado nesta terça-feira (7). De acordo com Osmar, a Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense tem como objetivo encontrar mecanismos de melhorias para os indicadores socioeconômicos da região.
“A Baixada Maranhão tem grande potencial turístico e, ainda assim, é uma das mais pobres e vulneráveis do estado”, frisou o parlamentar, que é filho do juiz Osmar Gomes e da ex-prefeita de Cajari, Maria Felix, falecida em 2021. O deputado pontuou que a ideia é promover um amplo planejamento no intuito de fomentar o turismo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas da região, mas sempre com o foco na proteção do meio ambiente.
O mesmo projeto foi aprovado em 2011, pelo então deputado estadual Jota Pinto (reveja AQUI). Na época, Jota Pinto comandou diversas audiências públicas em cidades da região para discutir a proposta de construção de Diques da Baixada Maranhense, que era um projeto para a construção de barragens e diques na região para evitar a fuga das águas doces ao fim do período chuvoso e impedir a invasão das águas salgadas, durante a estiagem.
O projeto almejava beneficiar 21 municípios da região e chegou a ser debatido em diversos órgãos do Governo Federal e Estadual, inclusive pela Codevasf até ano passado, mas nunca saiu do papel.
Só mentiras dos dois para a baixada
Baixada, também conhecida por Países Baixos.
Pra construir dique tem que pedir orientação dos holandeses, eles é que tem experiência na construção de diques.
Desse jeito nem Diquinha se salva e vai comer peixes dos diques.
Fica a dica. Chamas os holandeses, que eles entendem de Países Baixos.