Com indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde, o município de São Bento pulou do 215º lugar de 2020 para o 36º em 2022, com a administração do atual prefeito Dino Penha, no Maranhão no ranking de desempenho do programa Previne Brasil. O programa é referente à Atenção Primária do Sistema Único de Saúde e mede as ações dos municípios de todo o Brasil.
A avaliação é feita três vezes por ano e em cada quadrimestre o Ministério da Saúde atualiza e divulga o ranking, que leva em conta o repasse de incentivos financeiros aos municípios. Na última avaliação de 2020, ainda sob o comando do ex-prefeito Luizinho Barros, a cidade de São Bento ficou na posição de 215ª, ganhando apenas de municípios de Milagres do Maranhão e Peri Mirim, como mostram os dados. Agora, em 2022, sob a gestão de Dino Penha, a cidade ficou entre os primeiros da Baixada Maranhense e na posição 36º do estado.
O desempenho anunciado na cidade de São Bento confirma o bom trabalho prestado pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município, que inclui a equipe administrativa e a equipe da atenção primária de saúde tirando a saúde dos últimos lugares nos indicadores. A boa avaliação é resultado do planejamento e execução das ações junto aos serviços de saúde e que mostram avanços na área.
De acordo com prefeito Dino Penha, esse é um resultado muito importante para o município e que mostra que a gestão está indo no rumo certo. “Esse último resultado mostra que quando a Saúde é tratada como prioridade e respeito, por uma gestão comprometida, junto com uma equipe de excelentes profissionais, os resultados sempre aparecem, como estão aparecendo agora no Previne Brasil. Gostaria de parabenizar todos os servidores e toda a nossa equipe. Vamos trabalhar para avançar ainda mais”, declarou.
O que é o Previne Brasil
O programa é o novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. O município recebe recursos para investimentos na Saúde a partir do desempenho nos indicadores do programa.
A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal. São avaliados o Indicador Sintético Final (ISF) de cada município. O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.
Os indicadores do Previne Brasil em 2022, são: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação; Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde; Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na Atenção Primária à Saúde contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenza, tipo B e Poliomielite inativada; Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no