As chuvas que têm caído desde sábado (14) provocaram diversos prejuízos nas cidades da Baixada Maranhense. Em São João Batista, os raios mataram diversos animais e em Viana, o Hospital Regional ficou alagado, além de ruas e casas invadidas pela água, após uma forte chuva na região.
Segundo os moradores, diversos animais mortos foram encontrados durante a manhã deste domingo (15), na cidade de São João Batista. Em uma cerca localizada entre os povoados Beirada e São Benedito, ao menos sete vacas foram encontradas mortas após as fortes quedas de raios.
Há registros de que em outros povoados, outros animais também morreram, mas não há confirmação até o fechamento desta matéria. No município de São Bento, parte de uma estrutura de uma obra pública ficou destruída após as ventanias e ruas ficaram alagadas em boa parte das cidades da Baixada.
Já no município de Viana, a estrutura do Hospital Regional ‘Antônio Hadade’ cedeu e alagou quase todas as dependências da unidade de saúde, de responsabilidade do Governo do Estado. Imagens encaminhadas ao blog mostram funcionários tentando tirar a água e arrumar as luzes, que também foram danificadas.
A direção do hospital informou que uma equipe de engenheiros da Secretaria de Estado da Saúde visitarão a unidade nesta terça-feira (17), para apurar a situação e saber os motivos. A direção afirmou ainda que ninguém foi ferido. O conjunto ao lado da unidade de saúde e outros lugares também ficaram inundados.
Mais chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas de perigo de chuvas intensas para a Baixada Maranhense. O aviso, que começou nesse domingo (15), se estende até as 10h desta segunda-feira (16).
Segundo o Inmet, o alerta laranja prevê, para a região norte, leste, oeste e centro do Estado, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Nos municípios ao sul, o alerta é amarelo. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).
Vejam os vídeos.