A prefeita Conceição Cutrim anunciou algumas medidas para reverter a queda do Fundo de Participação do Município de Olinda Nova do Maranhão após o anúncio dos dados não conclusivos do Censo 2022, onde o IBGE apontou uma queda significativa no número de moradores da cidade.
Em 2021, a população estimada da cidade passaria de 15 mil habitantes, no entanto, os dados preliminares do Censo de 2022 apontaram que Olinda Nova do Maranhão tem um pouco mais de 13 mil moradores, deixando a cidade entre as prefeituras do Maranhão que vão perder recursos do Governo Federal, segundo a Famem (reveja AQUI).
Ainda segundo os dados, o IBGE já repassou os números ainda sem o resultado final para o Tribunal de Contas da União (TCU) como base de cálculo para os repasses de 2023 e Olinda Nova do Maranhão já teve um prejuízo considerado no repasse do FPM já nos primeiros dias de janeiro, o que pode impactar na falta de recursos para investimentos em várias áreas.
Entre as medidas anunciadas pela prefeita Conceição Cutrim, para reverter a situação, é o envio de uma petição na Justiça Federal, pedindo a suspensão dos efeitos do Censo 2022, uma vez que os repasses dos dados não conclusivos já prejudicam a cidade. Além disso, a prefeitura botou uma equipe junto aos recenseadores para ir nas casas que nunca receberam as equipes do IBGE.
“Já estamos sofrendo com essa diminuição da população, uma vez que os repasses do primeiro decênio deste ano já apresentaram uma significativa redução. Para reverter toda essa situação, estamos buscando alternativas, junto à Famem e aos órgãos competentes, para que a população de Olinda Nova do Maranhão tenha nenhuma redução de investimentos em áreas como Educação, Saúde e Infraestrutura”, concluiu a prefeita.
Em tempo
Vale destacar, que o relatório parcial do Censo 2022, apontou que o município tem 13.320 habitantes, o que o rebaixou na categoria do FPM. Os dados são parciais e assim que forem contabilizados 13.585 habitantes, ou seja, mais 265 moradores, o município deve voltar a categoria que estava, dado que dá mais embasamento as ações tomadas pela prefeita pra evitar prejuízos ao município.
Aqui na minha casa nunca foram
estou esperando
Esse Portal de Entrada da Cidade devia ser tombado pela UNESCO ou por uma pá carregadeira, UMA VERGONHA!
Daqui a pouco não vai passar dos 10 mil habitantes.
Cidade que não tem emprego. Só tem pra aqueles que puxam saco dos políticos.
Violência só aumenta, roubos constantes .
Pra conseguir alguma coisa tem que viajar pra outros estados.