O município de São Vicente Ferrer está entre as duas cidades do Maranhão que serão reconhecidas pelo Governo Federal como experiências exitosas do Programa Saúde na Escola (PSE). As ações realizadas nas escolas públicas da cidade, entre 2021 e 2022, serão compartilhadas em Brasil, durante as comemorações dos 15 anos do programa.
Representando o município e o Maranhão estão o prefeito Adriano Freitas; a primeira-dama da cidade, Alyssone Soares; o coordenador do programa pela Secretaria Municipal de saúde, Carlos André; e a coordenadora pela Secretaria Municipal de Educação, Luciene Raquel. Além de São Vicente, as ações da cidade de Raposa também serão compartilhadas.
As iniciativas realizadas pela prefeitura serão explanadas no quesito Intersetorialidade Educação e Saúde, durante o Ciclo 2021/2022, e, por conta, o município foi convidado a participar das comemorações dos 15 anos do programa que estão acontecendo dos dias 07 a 09 de dezembro, em Brasília.
Pelas redes sociais, o prefeito Adriano Freitas comemorou os resultados. “Estou em Brasília nesta quarta-feira (7), com minha esposa e os coordenadores do PSE para participar da cerimônia de 15 anos de fundação do programa. Neste ano, tivemos a excelente notícia de que São Vicente Ferrer está entre as duas cidades maranhenses com experiências exitosas no PSE. E fomos convidados para participarmos do encontro e falarmos mais sobre a metodologia que utilizamos”, declarou.
O programa
O Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil foi criado por uma normativa federal, através do Decreto Presidencial nº. 6.286, de 5 de dezembro de 2007, com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, estando sob a responsabilidade dos Ministérios da Saúde e da Educação.
O PSE promove a articulação e a integração entre as equipes da educação básica e os profissionais de saúde da Atenção Primária, que desenvolvem ações nas escolas públicas de educação básica, sendo atualmente o principal programa do Sistema Único de Saúde que articula esses dois setores. A perspectiva é ampliar as ações de saúde aos educandos, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens brasileiros.
O Programa está presente em 5.422 municípios (97% do território nacional), em 97.389 escolas, com 23.426.003 estudantes aderidos. Destaca-se também que o PSE está alinhado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Especificamente com o alcance dos ODS 3 e 4: ODS 3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar par todos, em todas as idades e ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Esse sim até Bolsonaro reconhece o que é um bom prefeito
parabéns adriano e sua equipe
MUITO BEM, SO FALTOU PAGAR OS CONTRATADOS , COMEÇOU A SAFADEZA.. TALVEZ PENSAM QUE SO CONCURSADOS QUE TEM CONTAS E PODEM EMTRAR NA JUSTIÇA.
VAMOS COMEÇAR A DIVULGAR OS CONTRATOS FRAUDULENTOS, LICITAÇÕES VICIADAS, TÁ PASSANDO DA HORA.
Muita propaganda e nada de verdade