Projeto voltado à educação e desenvolvido na Baixada Maranhense representa o Brasil em evento com 13 países da América Latina

A professora Francilda Fonseca, da Rede Pública Municipal de São Bento e natural da cidade de São Vicente Ferrer, participou, na semana passada, de um evento online promovido pela Rede Latino Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (REDUCA), envolvendo 13 países da América Latina. As ações dela representaram o Brasil durante o evento.

Professora desenvolveu projeto em escola dentro de um quilombo da Baixada

O objetivo foi de reconhecer as práticas inovadoras de 2021 e 2022, práticas exemplares para garantir um retorno, centrado na aprendizagem, com a participação dos professores, famílias, crianças, adolescentes e jovens, e contou com a participação de 13 países da América Latina: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru e República Dominicana.

Durante o evento, todos os países tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências, sendo um projeto desenvolvido pela professora de São Bento um dos destaques durante as apresentações. O projeto desenvolvido pela professora na Escola Municipal ‘Santa Bárbara’ foi escolhido para ser a prática que representou o Brasil nesse reconhecimento de melhores práticas da América Latina, colocando a escola como uma das instituições reconhecidas pela Reduca.

Professora Francilda Fonseca

A prática reconhecida aqui no Brasil foi desenvolvida em um comunidade quilombola no interior do Maranhão, na Escola Municipal Santa Bárbara. ‘Meu Quintal Meu Campo de Pesquisa’ foi um projeto onde os alunos da, localizada em uma comunidade rural localizada à aproximadamente 22 km da sede do município de São Bento tiveram a oportunidade de exercitar os conhecimentos históricos e ampliar suas aprendizagens fazendo uso do seu entorno, do seu quintal, visto que, quando do início do projeto os alunos ainda estavam estudando em casa e apenas as atividades desenvolvidas eram levadas até a escola pelos pais, após o retorno às aulas de maneira híbrida continuamos usando materiais alternativos encontrados em casa para tornar as aulas mais significativas.

O trabalho permitiu que os alunos relacionassem temáticas interessantes na História com as suas vivências cotidianas, por exemplo, as atividades encontradas nas escavações arqueológicas no quintal permitiu que os alunos compreendessem melhor as vivências passadas da localidade. O envolvimento das famílias no projeto foi um ponto muito importante, pois dessa forma mesmo após o período complexo vivido a escola pode continuar sendo o espaço de sociabilidade que sempre foi para a comunidade.

Em conversa com o Blog do Jailson Mendes, a professora comentou sobre o reconhecimento. “Uma alegria e uma honra representar a Escola Municipal Santa Bárbara e toda nossa comunidade escolar nesse momento ímpar. Neste momento é crucial que as comunidades escolares se organizem para elaborar estratégias que permitam essa reincorporação de todas e todos os estudantes para garantir seu direito de aprender”, declarou.

Quem é Francilda?

Francilda Fonseca tem 31 anos e é considerada uma das melhores professores do Brasil pelo Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, em parceria com Fundação Roberto Marinha e a Rede Globo. Ela leciona em São Bento, é natural da cidade de São Vicente Ferrer, e já ganhou diversos prêmios que podem ser revistos AQUI.

Francilda recebeu, em junho, o prêmio de uma das 10 melhores professoras do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *