Com o objetivo de resgatar os valores da cultura negra como forma de reconhecimento e da importância da etnia ainda muito discriminada, a escola ‘Dep. José Ribamar Dominici’, da Rede Pública Estadual, encerrou, nesta sexta-feira (25), as atividades da Semana da Consciência Negra na cidade de São João Batista, na Baixada Maranhense.
O projeto foi organizado pelos professores Benedito, Alexandra Lima e Jaqueline, com apoio dos demais docentes e diretores, e reuniu uma programação voltada à discussão sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, e a participação dos negros na sociedade.
A programação contou com exposição de mural de personalidades negras, ferramentas, coreografias, peças e palestras. O ponto mais importante do projeto foi marcado pela participação do jornalista Jailson Mendes, que além de dá sua contribuição em sua palestra, foi homenageado pela escola, muito merecido pelo reconhecimento do seu trabalho em nossa cidade e região. O coordenador do Fórum da Juventude, Raimundo Nonato Dunga, também participou das atividades.
A professora Alessandra Lima disse que a escola usou o protagonismo dos alunos para mostrar o melhor desempenho de cada um no que eles dominam. “É importante que nossos alunos façam essa discussão no meio escolar e fora dele, pois esse é um tema que permeia toda a sociedade e, infelizmente, temos visto o aumento da discriminação, principalmente contra os negros do país”, destacou a professora.
Por fim, Alessandra agradeceu o apoio da diretora da unidade, Rosangela Ferreira. Diversas escolas do município realizaram atividades sobre a Semana da Consciência Negra em São João Batista. Vejam as fotos…