Moradores de várias cidades da Baixada Maranhense comemoraram o Dia Nacional da Consciência Negra, neste domingo (20), em grande estilo. Os quilombolas prepararam diversas programações para relembrar a luta e a importância do povo negro na sociedade brasileira.
Em Peri Mirim, o território quilombola do povoado ‘Pericumã’ realizou a II Noite da Beleza Negra do Território, em parceria com a prefeitura da cidade e diversas secretarias. O evento foi realizado no quilombo ‘Muritim’ e contou com o encerramento da ‘Semana da Consciência Negra’.
Na cidade de São João Batista, a comunidade de Nova Iorque celebrou a data na residência de Dona Domingas. Por lá, apresentações de tambor de crioula de Dona Teodora e outros movimentos fizeram a animação dos moradores e da região.
Em Viana, a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), realizou a IV Gincana Cultural e Interdisciplinar, com o tema: Dignidade e respeito tem cor e consciência, em alusão ao Dia da Consciência Negra e também para comemorar os 100 anos do ilustre senhor Manoel Soeiro, figura importante no cenário educacional vianense.
O dia
Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras.