O município de Pedro do Rosário completa hoje (10) seus 28 anos de emancipação política. Pelas redes sociais, diversas autoridades, lideranças, moradores e organizações parabenizaram a cidade, entre eles o prefeito Toca Serra e vários deputados mais ligados ao município.
Em mensagem ao povo, Toca Serra e o vice-prefeito, Fábio Mendes, destacaram a história da cidade. “Cidade fértil, terra abençoada. Salve a mãe natureza, os rios e os verdades são nossas fontes de riquezas. Parabéns Pedro do Rosário”, disse o gestor municipal.
Os deputados Othelino Neto, que é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, e o deputado federal Marreca Filho, também lançaram notas parabenizando a cidade. No mesmo sentido, o deputado estadual eleito Júlio Mendonça divulgou um vídeo parabenizando Pedro do Rosário.
Programação
A festa que comemora os 28 anos do município começou desde a quarta-feira (9), com cultos simultâneos e hoje terá o concurso de Miss e Mister Pedro do Rosário 2022. Na sexta (11), Toca Serra abre a gincana cultural, inaugura estradas e completa o sábado (12) com inauguração de um Centro Municipal de Abastecimento, uma Marcha Cristã, com participação de cantores e pastores, e o tradicional corte do bolo.
No dia 13, data em que a cidade completa 28 anos de emancipação política, o prefeito começa a programação com uma cavalgada e shows de Romim Mata, Guto Ximenes, Samyra Show e Júnior Costa. “Vamos curtir essa noite com muita paz, música boa e diversão”, declarou o gestor.
A história do município
O município de Pedro do Rosário, anteriormente povoado Bela Vista, pertencia ao município de Pinheiro, e teve sua origem com o sr. Leocádio e família que foram os primeiros moradores do lugar. Por volta de 1959, chegou ao lugarejo o sr. José Maria Cutrim e família, que construi moradia ao lado de Leocádio e batizaram o lugar com o nome de Bela Vista, pela beleza natural formada por um grande barranco, ornamentado pelo imenso palmeiral de babaçu e juçara, configurando um cenário de rara beleza.
Com a demarcação para a construção da estrada de rodagem, a casa de Leocádio serviu de marco no entrocamento que segue: 42 km para Viana, 43 km para Zé Doca e 48 km para Pinheiro. Tanto, pela centralização entre os municípios, como também sua riqueza fértil do solo, o lugar foi atraindo novos moradores, todos trabalhadores rurais como as famílias de Adão, Antônio Raposo, Lazinho, Mundoca e outros.
Com a construção da estrada carroçável em 1968, ligando Zé Doca a Pinheiro, Bela Vista recebeu mais moradores, aumentando o número de residências. Apesar do lugarejo contar com a missão religiosa dos padres de Pinheiro, nesse ano foi celebrada uma missa em louvor a construção da estrada pelo pe. Inácio Demouro, vigário da diocesse de Viana e, a pedido de seus habitantes, o povoado foi batizado com o nome de Nova Bela Vista.