O governador Carlos Brandão (PSB) divulgou um balanço da gratuidade no sistema de transporte aquaviário e intermunicipal aplicada dos dias 29 a 31 de outubro no Maranhão, em virtude do segundo turno presidencial realizado no último domingo. De acordo com o chefe do Executivo Estadual, 35 mil cidadãos tiveram acesso ao serviço de ferryboat na Baixada Maranhense e de ônibus no período, sem precisar pagar tarifa.

“Aproximadamente 35 mil cidadãos foram beneficiados com a gratuidade nos transportes aquaviário e intermunicipal, de 29 a 31 de outubro. O nosso Governo garantiu a logística necessária, segurança e tranquilidade para que os maranhenses pudessem exercer o direito ao voto”.
O Governo do Estado efetivou a gratuidade no transporte intermunicipal e auqviário depois da liberação determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo era assegurar ao eleitor maior facilidade de deslocamento para os locais de votação e reduzir a abstenção se comparada ao primeiro turno.
Trajetos
Na Ilha de São Luís, a gratuidade ocorreu em todo o transporte intermunicípal, nas linhas de ônibus que ligam os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Na capital o prefeito Eduardo Braide também assegurou transporte público gratuito.
Já no ferryboat, que faz o trajeto de moradores da Baixada Maranhense para São Luis, e vice-versa, o Governo do Estado montou um cronograma com percursos, datas e horários para a gratuidade entre os dias 29 e 31. Para o Governo, o saldo foi positivo.