Alunos da Rede Pública Estadual da cidade de Penalva, na Baixada Maranhense, foram os grandes destaques de mais uma Feira das Profissões, realizada esta semana pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento tem o objetivo de orientar estudantes do novo Ensino Médio e interessados que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a decidirem qual curso de graduação ingressar.
O curso de Engenharia de Pesca da UFMA, na coordenação do professor e doutor Yuri Vinícius Lopes, e colaboração do professor doutor James Azevedo e demais professores, realiza e divulga oportunidades acadêmicas aos estudantes de educação básica da Baixada Maranhense e o Centro de Ciências de Pinheiro abriu as portas para receber alunos da rede estadual de ensino da região.
A feira deste ano contou com o protagonismo científico dos alunos do Centro de Ensino ‘Antero Câmara Penha’, do povoado Jacaré, zona rural do município de Penalva. Os alunos da primeira série do novo Ensino Médio apresentaram o projeto de grande relevância, chamado ‘Criação de peixes em caixa d’água’.
O projeto é coordenado e orientado pelo professor de biologia Geovane S. Muniz. A ideia surgiu a partir do desenvolvimento de uma disciplina da grade curricular da escola (pré-intinerário formativo- Pré- IF). O projeto criação de peixes em caixa d’água (em andamento na escola) visa a complementar o cardápio da merenda escolar.
“Outro ponto de importância do projeto escolar é incentivar a economia e o empreendedorismo na comunidade local de baixa renda na criação de peixes em caixa d’água, e também na manutenção da subsistência. Ressalto que este projeto foi classificado e apresentado na Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação, promovida pelo governo do estado do Maranhão, neste ano, alcançando a 9° colocação”, declarou o professor.