Um levantamento feito pelo Blog do Jailson Mendes mostra que apenas quatro parlamentares estaduais eleitos ou reeleitos no domingo passado são naturais de algum município da Baixada Maranhense. Para a Câmara Federal, a região não tem nenhum representante direto, apesar de todos serem apoiados por prefeitos e lideranças das cidades.
Os dados mostram que a Baixada Maranhense só elegeu quatro deputados estaduais que nasceram nos municípios da região, como é o caso da deputada Mical Damasceno, que nasceu em Anajatuba; Hemetério Weba, que nasceu em Santa Helena, Solange Almeida, que é naturald de Monção, e Júlio Mendonça, natural da cidade de Viana. Todos irão ou continuarão na Assembleia Legislativa a partir de 2023.
Outros candidatos eleitos e reeleitos têm ligações familiares com municípios, mas nasceram em outras cidades, sendo a maioria de São Luis. Na Assembleia, é o caso de Neto Evangelista, onde o pai era natural de São João Batista; Osmar Filho, que o pai é natural de Cajari; Glalbert Cutrim, que tem relações familiares em Olinda Nova do Maranhão e Matinha; e Ricardo Rios, que a mãe é natural de Vitória do Mearim.
Para a Câmara Federal, onde nenhum dos eleitos e reeleitos nasceu na região, tem Pedro Lucas Fernandes, com relações familiares em Arari; e Roseana Sarney, que o pai é natural de Pinheiro. Os demais, apesar de serem bem votados nas cidades da Baixada Maranhense, nasceram em outras cidades do estado.
Neto evangelista não nasceu em São João Batista, mas tem suas raízes nesta cidade, filho do saldoso deputado João Evangelista, que era filho desta terra.
Isso, por isso destaquei ele como um candidato ligado à Baixada Maranhense.
Obrigado pelo comentário, bom dia.
Solange Almeida é natural de Monção e Monção é baixada…..
A informação foi corrigida. Agradeço e obrigado pelo comentário.
DEPUTADO BANANEIRA: Filho de Desembargador que chamou Josimar de pai e tomou benção, não consegue se reeleger.
ME DÊ PAPAI!!! kkkkkkk
O neto o pai era de São João Batista e a mãe de são João dos pato .mas esqueceu de nois principalmente em são João Batista não ganhou. Mas voto por conta disso