A eleição no próximo dia 02 de outubro deve consagrar uma renovação de mais de 50% das cadeiras da Assembleia Legislativa do Maranhão. É acreditando nessa renovação política que o coletivo ‘Guarnicê’, do PT, aposta para garantir o primeiro mandato de um coletivo na assembleia, com co-candidaturas de pessoas naturais de São João Batista e Penalva, na Baixada Maranhense.
O grupo é representado pelo professor universitário, Chico Gonçalves; da presidente da Aconeruq, Nice Ayres; da assistente social, Margarete Cutrim; do co-vereador de São Luís, Eni Ribeiro e de Rosilene Guajajara. É com o verso “No caminho incerto da vida, o mais importante é o decidir”, de Cora Coralina, que o coletivo explica a decisão de candidatura.
A bandeira do Coletivo Guarnicê está focada na defesa da terra pra quem precisa morar e trabalhar, emprego e renda, além de comida na mesa. O Maranhão já tem uma experiência recente, mas exitosa do mandato coletivo, conquistado também pelo PT em 2020 na Câmara Municipal de São Luís. O ‘Coletivo Nós’ é um dos maiores destaques na atual legislatura em defesa de pautas na área social, minorias e questões atinentes aos interesses coletivos na capital.
Quem são os integrantes do coletivo ‘Guarnicê’?
Margareth Cutrim – Assistente social nascida em São João Batista, na Baixada Maranhense, e criada em São Luís, onde foi presidente da Fundação Municipal da Criança e da Assistência Social. É professora e pesquisadora sobre a pobreza e desigualdades sociais e foi secretária de Estado de Desenvolvimento Social.
Nice Ayres – Quilombola maranhense de Saubeiro, Penalva, na Baixada Maranhense. Mulher preta quebradeira de coco militante em prol dos territórios, comunidades tradicionais, meio ambiente, direitos humanos. Já foi professora e vereadora em Penalva. É integrante da Aconeruq e do CNS – Conselho Nacional das Populações Extrativistas.
Chico Gonçalves – Ludovicense do Anil, jornalista, professor de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, militante e fundador do PT no Maranhão, ex-presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís e ex-secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão.
Enio Ribeiro – Jovem cria da área Itaqui- Bacanga em São Luís, militante, educador social, comunicador social e covereador do Coletivo Nós, primeiro mandato coletivo eleito no Maranhão. Por 10 anos trabalhou na Rede Amiga da Criança.