Secretaria Estadual de Saúde investiga mais um caso suspeito da Varíola dos Macacos em Vitória do Mearim

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta terça-feira (27) que a cidade de Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, tem mais um caso suspeito da Varíola dos Macacos. Desde a semana passada, a pasta aguarda o resultado do primeiro caso suspeito, divulgado no blog e confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (reveja AQUI).

Primeiro paciente foi atendido no Hospital Municipal

No mais novo boletim, a SES disse que a cidade passou de um para dois casos suspeitos e que ambos os pacientes foram encaminhados ao Lacen, em São Luis, para a realização de exame. O resultado do primeiro caso deve sair ainda esta semana e o segundo, registrado ontem, deve sair na próxima semana.

De acordo com a nota divulgada pela prefeitura de Vitória do Mearim, o primeiro paciente foi atendido no Hospital Municipal ‘Kalil Moisés da Silva’, realizou exames e teve sintomas leves, cumprindo isolamento domiciliar e que todas as medidas de controle foram tomadas. Já neste segundo caso, ainda não foram divulgadas as informações.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou um novo boletim em que informa que, no Maranhão, aumentaram o número de casos suspeitos para 37. Ao todo, desde o início do surto, 16 pessoas tiveram casos confirmados nas cidades de Pindaré Mirim, Timon, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luis.

A doença

A Varíola dos Macacos é uma doença causada pelo vírus “Monkeypox” e pode infectar tanto seres humanos quanto animais, por isso é considerada uma zoonose. Ela pertence à mesma família do vírus que causava a varíola – uma doença extinta na década de 80. Dentre os sintomas estão lesões na pele, febre, calafrios, inchaço em glândulas, especialmente no pescoço, fraqueza e mal estar também podem aparecer.

Uma resposta para “Secretaria Estadual de Saúde investiga mais um caso suspeito da Varíola dos Macacos em Vitória do Mearim”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *