A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através de uma nota divulgada nesta quinta-feira (23), afirmou que 31 casos suspeitos da varíola dos macacos (Monkeypox) estão sendo investigados no Maranhão. Um dos casos em investigação é da cidade de Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense.

“Os casos foram registrados nas cidades de Bom Jardim, Buriticupu, Miranda do Norte, Monção, Paço do Lumiar, Timbiras, Serrano, Vitória do Mearim, Santa Luzia, São José de Ribamar, Imperatriz e São Luis”, diz o comunicado. Ao todo, desde o início do surto, 13 pessoas tiveram casos confirmados no Maranhão.
Em Vitória do Mearim, a SES informou que o caso suspeito surgiu no boletim do dia 20, mas não divulgou detalhes do paciente. O blog tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que ainda não respondeu sobre o assunto.
Em agosto, a secretaria descartou um caso suspeito em Viana. Dos casos confirmados, nove estão em São Luis, dois em Santa Inês, um em Pindaré-Mirim e um em Timon. São pacientes entre 20 a 50 anos e todos são do sexo masculino.
A doença
A Varíola dos Macacos é uma doença causada pelo vírus “Monkeypox” e pode infectar tanto seres humanos quanto animais, por isso é considerada uma zoonose. Ela pertence à mesma família do vírus que causava a varíola – uma doença extinta na década de 80. Dentre os sintomas estão lesões na pele, febre, calafrios, inchaço em glândulas, especialmente no pescoço, fraqueza e mal estar também podem aparecer.