Mais um escritor da Baixada Maranhense foi eleito para a Academia Maranhense de Letras (AML). Desta vez foi José Jorge Leite Soares, que ocupará a cadeira 23 da instituição, vaga com o falecimento de Luiz Phelipe Andrés.

A eleição foi realizada durante reunião da Academia nesta segunda-feira (19), em São Luis. O novo imortal da Baixada Maranhense obteve 30 dos 34 votos válidos. José Jorge Leite Soares nasceu em Pinheiro, tem 72 anos e é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília.
Foi deputado estadual por dois mandatos e exerceu também o cargo de secretário de estado no Governo do Maranhão. Atualmente é diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Equatorial Energia.
José Jorge é cônsul honorário da França em São Luís, presidente do conselho diretor da Aliança Francesa, membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Também é autor dos livros Lugar das águas; Coisas de antanho; Quadros da vida pinheirense; Curacanga; e O contador de estórias.
