Uma professora de 36 anos natural de Palmeirândia e que leciona na cidade de São Bento também figura entre as 371 selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) para participar de um curso nos Estados Unidos. Ontem (14), informamos que a professora Zilda Cristina Costa Santos, do município de Viana, foi selecionada (reveja AQUI).
Thaís de Cássia Sá Ferreira, de 36 anos, é professora do ‘Centro Educa Mais ‘Kiola Costa’, da Rede Pública Estado do município de São Bento. Ela é graduada em Letras com Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literaturas, desde 2009 pela Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, quando tinha um polo em Pinheiro.
A professora selecionada informou ao blog que trabalha como professora desde 2006 e que esta será a segunda vez que participará da experiência nos Estados Unidos. “Me sinto muito grata de estar entre os selecionados deste programa que é de suma importância para profissionais de língua inglesa. Em 2013, tive a oportunidade de estudar ensino de metodologias da Educação, cultura norte-americana, avaliação, TICs e pronúncia, pelo mesmo programa, na Universidade do Alabama – AL. Agora, poderei me aperfeiçoar ainda mais no nível avançado e ajudar a replicar esses conhecimentos na comunidade escolar”, comentou Thaís de Cássia.
Os nomes foram divulgados no mês passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os educadores participarão do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores (a) de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). O resultado, publicado no Diário Oficial da União no fim do mês passado, traz a lista com 371 professores.
O curso
A professora Thaís fará seu curso na Michigan State University, em East Lansing, no estado do Michigan, nos Estados Unidos. A relação faz parte do Edital n° 30/2019, retomado pela CAPES em abril deste ano, após ficar suspenso devido a pandemia de COVID-19. O programa é financiado pelo Ministério da Educação – MEC, administrado pela Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), e conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação – CONSED.
O PDPI oferece a até 486 professores brasileiros da rede pública de ensino básico de todo o país a oportunidade de participar de curso de aperfeiçoamento em universidades dos Estados Unidos da América por um período de seis semanas, entre 16 de janeiro de 2023 e 6 de março de 2023. A iniciativa oferece a professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais.
O Programa proporciona imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma. Além da vianense, outros 19 professores do Maranhão estão na lista e o programa custeará o curso, passagens aéreas, alimentação e hospedagem, além de uma ajuda de custo e seguro saúde. Mais informações podem ser acessadas AQUI.