A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos – DRFV, vinculada à Superintendência de Polícia Civil da Capital, com apoio da Polícia Civil de Goiás, por meio do Gepatri/Anápolis-GO, deflagraram na manhã de hoje (2), a Operação Oneratus, visando desarticular uma associação criminosa especializada em roubos de máquinas pesada, sendo um dos veículos roubados na cidade de Olinda Nova do Maranhão, na Baixada Maranhense (reveja AQUI).

No dia 09 de maio ocorreu um crime de roubo mediante concurso de pessoas e restrição da liberdade de quatro funcionários de uma empresa que possui um canteiro obras no município de Olinda Nova/MA, ocasião em que ocorreu a subtração de uma Pá Carregadeira Volvo L 90, avaliada em aproximadamente R$ 1,2 milhão, além de dinheiro e pertences das vítimas.
Com as investigações de Polícia Judiciária comandadas pela DRFV/PCMA, iniciadas logo após o cometimento do crime, verificou-se que os assaltantes utilizaram um caminhão Volvo, modelo FH 380, com uma estrutura de semirreboque totalmente adaptada para o transporte da máquina produto do roubo. O veículo teve seu trajeto apurado nas investigações permitindo a definição do local provável onde poderia ser encontrado, o que ocorreu no dia 16/05/2022, no município de Alto Alegre/MA. Ainda no dia 16/05/2022 equipe de policiais civis da DRFV/PCMA tiveram contato visual com os assaltantes, houve perseguição, porém o bando conseguiu se evadir.
Com o aprofundamento das investigações, a DRFV/PCMA conseguiu identificar os autores do crime e em seguida representou pelas prisões cautelares. Hoje, no munícipio de Bacabal, foram presos dois investigados, que estavam na posse de arma de fogo, supostamente utilizada no crime, e um aparelho celular produto do crime de roubo ocorrido em Olinda Nova. Os presos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Bacabal, onde serão autuados em flagrante delito, e terão os mandados de prisão cumpridos.
Já no município de Anápolis/GO, também nesta data (02) foram presos outros dois investigados, além da genitora dos criminosos, pois havia um mandado de prisão em aberto em seu desfavor. Os presos foram encaminhados para a sede do GEPATRI/PC-GO, onde serão interrogados e em seguida encaminhados para o sistema prisional. A Polícia Civil disponibiliza de número de Whatsapp (98 98418-5661), e disque-denúncia (181) para que a população possa realizar denúncias, sendo garantido o total sigilo do denunciante.
O crime
Quatro bandidos tocaram o terror durante a noite do dia 9 de maio, em um departamento da empresa Edeconsil, em Olinda Nova do Maranhão, que está realizando reparos na MA-014. Três funcionários foram amarrados e os criminosos levaram celulares, dinheiro e um trator.
O caso aconteceu por volta das 22 horas, na MA-014, próximo ao portal de entrada da cidade, onde estão guardados os maquinários da usina de asfalto. As vítimas são trabalhadores naturais de São Luis, Olinda Nova do Maranhão e Itapecuru.
Segundo a polícia, quatro bandidos armados chegaram ao local, anunciaram o assalto e amarraram os funcionários. Horas depois, eles fugiram levando um celular, uma quantia em dinheiro, que as vítimas não souberam informar, e uma pá-carregadeira, tipo trator. Em seguida, eles tomaram rumo ignorado, pela rodovia estadual.
Após isso, o blog divulgou outras três matérias sobre o caso. Revejam AQUI, AQUI e AQUI.