Aluno do IEMA de São Vicente, natural de São João Batista, é o único da Baixada selecionado para a Olimpíada Norte/Nordeste de Química

Pabblo Ryan Gomes da Costa, de 17 anos, natural de São João Batista e estudante do IEMA de São Vicente Ferrer, é o único aluno da Baixada Maranhense selecionado para a Olímpiada Norte/Nordeste de Química, realizada anualmente pelas Universidades Federal do Ceará e Federal do Piauí, através de suas pró-reitorias de extensão e organizado pela Associação Brasileira de Química – ABQ.

Pabblo aguarda resultado de prova a etapa nacional

Na etapa estadual, Pabblo foi o único selecionado de todos os municípios da Baixada Maranhense, inclusive sendo o único do IEMA no estado, com a Medalha de Menção Honrosa. A prova para a etapa Norte e Nordeste foi realizada no sábado passado e agora ele aguarda o resultado para a etapa nacional. O aluno está no terceiro ano do curso técnico em Suporte e Manutenção em Informática do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de São Vicente.

O gestor geral do órgão, professor Fábio Teixeira, que comemorou o resultado, relatou que os estudante do IEMA, por meio do Núcleo de Pesquisa e Olimpíadas do Conhecimento, são incentivados e orientados a participarem de várias olimpíadas a nível do estado e Brasil. “O conhecimento científico e tecnológico são os princípios norteadores da formação dos nossos estudantes e estamos muito orgulhoso do nosso aluno ser o único da região a ser classificado”, comentou.

Segundo o estudante Pabblo, somente por meio de uma educação protagonista que será possível transformar a Baixada Maranhense. “Estou ansioso pelo resultado da nova etapa. É uma grande honra levar o nome da nossa Baixada e do nosso Estado além fronteiras”, declarou o estudante, agradecendo sua família, seus professores e a todos que acreditaram nele.

Outras conquistas

O joanino vem colecionando grandes conquistas. Em 2021, ele ficou entre os 100 melhores alunos do Brasil no 46º Concurso de Redação do Instituto Internacional Paper, sediado em Mogi Guaçu, no estado de São Paulo. Além de ficar entre os 100 melhores no concurso, Pabblo Ryan ganhou um plano de videoaulas do instituto e teve seus textos corrigidos pelo Redação Online por um ano.

Ele é filho de Núbia Gomes e de Filho da Mídia, ambos também de São João Batista, e fez o Ensino Fundamental no Ateniense e iniciou o Ensino Médio no Centro de Ensino ‘Acrísio Figueiredo’. (reveja AQUI a matéria)

A Olimpíada

A Olimpíada Norte/Nordeste de Química, iníciada em 1995, é um evento promovido pelas Universidades Federal do Ceará e Federal do Piauí, através de suas pró-reitorias de extensão e organizado pela Associação Brasileira de Química – ABQ. As inscrições para este evento ocorrem no mês de maio e devem ser feitas através das coordenadorias instaladas nos 16 estados das regiões.

Cada estado pode participar com um máximo de 50 estudantes previamente selecionados em suas olimpíadas regionais. Os 5 mais bem classificados recebem, na solenidade de encerramento, medalhas de ouro e seus nomes são gravados em placas de prata fixadas na base do troféu do evento. Essa quantidade de premiados pode ser elevada em razão da semelhança de desempenho entre os mais bem classificados.

Aprovados para a etapa Norte e Nordeste

3 respostas para “Aluno do IEMA de São Vicente, natural de São João Batista, é o único da Baixada selecionado para a Olimpíada Norte/Nordeste de Química”

  1. Uma notícia excelente no emaranhado de coisas ruins que têm acontecido. Mesmo com todas as dificuldades, um jovem se destaca. Parabéns

  2. A educação deve ser em um todo a primícia. Precisamos buscar incentivar nossos jovens a serem protagonistas em suas vidas. Ademais grande parte dos alunos se limitam aos estudos somente quando estão em “horário de aula”. O aprendizado vai além dos muros das instituições…. E essa notícia nos deixa maravilhados…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *