Mirante Rural destaca decisão da Justiça de leiloar terras de um quilombo para pagar dívidas de ex-prefeito na Baixada Maranhense

O Mirante Rural deste domingo (22) destacou a decisão da Justiça do Maranhão de manda leiloar as terras de um quilombo, no município de Santa Helena, na Baixada Maranhense, para quitar dívidas de um ex-prefeito. Na comunidade quilombola Mundico vivem 96 famílias, que foram surpreendidas com a notícia de que as terras onde moram, há anos, serão leiloadas.

Terras quilombolas devem ser leiloadas na Baixada

O imóvel foi penhorado em uma ação por danos morais que um empresário moveu contra o advogado e ex-prefeito de Porto Rico do Maranhão, Luiz Henrique Diniz Fonseca – que alega ser o dono das terras.

A Comissão Pastoral da Terra, que defende os direitos das famílias, afirma, por sua vez, que a ocupação da área ocorreu em 1880, oito anos antes da abolição da escravidão.

A associação dos moradores do quilombo, denominado Mundico, espera resposta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para um pedido de regularização fundiária do território.

2 respostas para “Mirante Rural destaca decisão da Justiça de leiloar terras de um quilombo para pagar dívidas de ex-prefeito na Baixada Maranhense”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *