O prefeito de Arari, Rui Filho, está sendo acusado de perseguição contra os garis concursados do município. No dia primeiro deste mês, o gestor assinou sete portarias abrindo processos administrativos disciplinares, que podem culminar na exoneração dos profissionais de limpeza.

De acordo com as informações que o Blog do Jailson Mendes obteve, Rui Filho alega que existem irregularidades nos exercícios dos cargos de uma equipe de garis em Arari e por isso, abriu o procedimento e deu 30 dias para uma comissão apurar as denúncias, que dizem respeito à possíveis insubordinações e falta aos postos de serviços.
Ao blog, os garis disseram que estão sofrendo represálias, ameaças e constantes humilhações por parte de aliados do gestor e que estão sofrendo por que lutam pelos seus direitos, como 40% de insalubridade para os profissionais. Além disso, vários boletins de ocorrências foram realizados na Delegacia de Polícia Civil, relatando humilhação e constrangimento por parte dos aliados do prefeito que cuidam do setor.
O caso também será denunciado ao Ministério Público do município e ao Ministério Público do Trabalho. Confiram abaixo os procedimentos abertos que poderão exonerar os garis.
Outro lado
Procurado, o Gabinete do prefeito informou que ‘a situação é simples e que estão tratando sob a rigorosa observância dos pilares do serviço público deste país’ e ‘trata-se de sete garis que encontram-se em estágio probatório, e sobre os quais foram feitas denúncias de falhas excessivas, abandono de local de trabalho e até de desobediência a ordem de serviços do seu chefe imediato’.
O Gabinete disse ainda que ‘a limpeza da cidade é feita por aproximadamente 60 garis’, que ‘as portarias não dizem que o fato é verdadeiro ou não’, mas que ‘cabe a comissão de processo administrativo disciplinar apurar se o fato denunciado procede ou não procede na forma da lei, como manda o regime jurídico do município de Arari’. Por fim, eles informaram que ‘o presidente da comissão é o professor Rodson Corrêa, pessoa idônea, e que deixa bem claro q a comissão cumprirá seu papel legal de apurar as denúncias’.
Pior lugar para se trabalhar como gari, é uma perseguição muito grande. Conheço bem como é, pq infelizmente trabalhei 1 e 2 meses, graças a Deus sai dessa humilhação. Pior Prefeito que tem.